Capacitações

FRIDA – Apoios para pesquisa por um milhão e meio de dólares

04/10/2012

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA), uma iniciativa do Registro Regional de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC), tem outorgado mais de um milhão e meio de dólares em subsídios para mais de cinquenta projetos de pesquisa.

Neste ano, FRIDA tem recebido mais de 40 propostas de projetos para subvenções, dos quais têm sido vencedores três projetos provenientes de El Salvador, Chile e Argentina (http://programafrida.net/grants). Lara Robledo, responsável pela Cooperação Institucional do LACNIC, salientou o alto nível de todas as propostas apresentadas na chamada do FRIDA 2012 e afirmou que o júri teve de fazer um trabalho muito minucioso para escolher os três beneficiários dos subsídios que irão receber US$ 15 mil cada um para desenvolver uma pesquisa de um ano de duração.

Saúde por Internet numa ilha de El Salvador. A proposta de Conexão El Salvador de implementar serviços de saúde pela Internet no vilarejo Las Coloradas da ilha da Tasajera, no departamento de La Paz de El Salvador, foi um dos projetos selecionados pelo FRIDA na categoria aceleração do acesso e benefícios sociais da Internet em comunidades vulneráveis e carentes. Esse projeto, impulsionado pelo médico Daniel Pérez e pelo engenheiro Amilcar Molina, procura fornecer conectividade sem fio para a ilha da Tasajera para que médicos salvadorenhos posam fazer uso de equipamentos informáticos (computadores, câmaras de vídeo e sistema informático web de registros médicos) em consultas com residentes da área, que têm acesso limitado aos sistemas de saúde tradicionais.

Redes virtuais em ambiente real. Na categoria esforços por melhorar, ampliar e promover o desenvolvimento de padrões para a Internet, FRIDA outorgou o subsídio ao projeto Protótipo Experimental para Provisionamento Dinâmico e Monitoramento de Redes Virtuais de REUNA no Chile. Esse trabalho, chefiado por Claudia Inostroza, visa criar por meio de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico um protótipo experimental que integre algoritmos, protocolos e ferramentas de software para implementar a virtualização de redes sobre uma plataforma de rede física estendida. Esse projeto é um dos primeiros a nível latino-americano e um dos poucos a nível mundial que vai permitir medir e testar os desenvolvimentos de redes virtuais em um ambiente a escala real.

Laboratório de banda larga. Hernan Galperin e Jose Ignacio Alvarez-Hamelin, da Universidade de San Andrés e do Instituto Tecnológico de Buenos Aires, obtiveram o subsídio do FRIDA para implementar um nó Measurement Lab (M-Lab) na América Latina que permita promover a pesquisa científica e a transparência da performance das redes de banda larga na região. M-Lab é uma plataforma aberta para servidores distribuídos globalmente cujo objetivo é gerar medições robustas relativas ao funcionamento dor serviços e redes de banda larga. Esse projeto está enquadrado na categoria implementação de estratégias para o desenvolvimento de uma estrutura da Internet, capacidade humanas e habilidades confiáveis e eficientes.

O LACNIC através de seu Programa FRIDA procura fomentar a participação e o trabalho de equipes de pesquisa na região em questões de novas tecnologias para o desenvolvimento. Nos últimos oito anos, mais de 1000 organizações têm participado das convocações do programa, promovendo a criação de uma comunidade de pesquisadores em assuntos de inovação tecnológica na região da América Latina e o Caribe.