• Newsletter

  • Boletim informativo de LACNIC para a comunidade da Internet

Capacitações

Feed
Cambiar tamaño de fuente:

01/02/2016

Formando especialistas em segurança

Quase cinquenta profissionais cubanos receberam treinamento sobre segurança informática e criação de centros de resposta para incidentes na Internet, durante a primeira oficina básica realizada pelo projeto AMPARO na ilha caribenha no final do ano passado.

LACNIC conjuntamente com a ETECSA, empresa de telecomunicações de Cuba, organizaram a oficina em Havana para promover as relações entre as diferentes organizações cubanas e fortalecer as questões relacionadas com a segurança informática.

Os participantes, pertencentes a organizações públicas, governamentais e universidades, receberam treinamento de um grupo de especialistas de AMPARO para poder enfrentar melhor os crescentes desafios à segurança informática decorrentes do aumento significativo das transações econômicas e sociais na Internet.

Durante 4 dias os especialistas ofereceram capacitação sobre os lineamentos para criar um Centro de Resposta para Incidentes de Segurança Informática (CSIRT), o gerenciamento de informações sensíveis, a gestão de riscos e oficinas práticas de Phishing e de ataques por Botnet.

“Estamos convencidos de que marcamos o início de uma nova etapa no que diz respeito à visão da segurança informática”, afirmou Graciela Martínez, responsável pelo Warning Advice and Reporting (WARP) de LACNIC.

Os instrutores transmitiram aos participantes a importância da cooperação na abordagem de questões de segurança informática.

O projeto AMPARO, uma iniciativa que LACNIC impulsiona desde 2009, propicia a adoção de práticas de segurança informática, como são os Centros de Resposta para Incidentes de Segurança Informática (CSIRT por sua sigla em inglês). O projeto faz parte dos serviços que LACNIC oferece a seus associados e a comunidade toda.