Curso renovado sobre IPv6 Avançado no Campus de LACNIC

27/06/2019

Curso renovado sobre IPv6 Avançado no Campus de LACNIC

O Centro de Capacitações de LACNIC renovou o conteúdo e os materiais do curso sobre IPv6 Avançado que dita no seu Campus on-line.

As inscrições para a primeira edição deste curso renovado abrem em 7 de julho e continuam até 7 de agosto. No dia 12 de agosto, começará a primeira das três edições programadas para 2019 desta proposta de e-Learning de LACNIC.

Mariela Rocha, especialista em capacitação de LACNIC, garantiu que o novo conteúdo do curso surge do trabalho conjunto das áreas de capacitação e engenharia de LACNIC, com base nas necessidades da comunidade e nas renovações tecnológicas do IPv6.

“É uma modernização do curso com novos conteúdos considerados fundamentais para acabar de implementar o IPv6 em redes e equipamentos dos países da região”, afirmou Rocha.

A renovação do conteúdo inclui seções para um melhor conhecimento do cabeçalho IPv6, as características do endereçamento sobre o IPv6, a realização de práticas sobre endereçamento, a autoconfiguração do IPv6 com práticas, bem como a configuração do DNS com exercícios.

Cabe ressaltar que as práticas do curso são realizadas em um ambiente virtual que os alunos baixam e instalam em seus dispositivos, realizam as práticas e as discutem com seus colegas, o que gera uma sinergia positiva para a resolução de dificuldades.

O curso – de seis semanas de aulas teóricas, autoavaliações e atividades práticas com um exame final obrigatório – mantém a sua metodologia, considerada muito adequada de acordo com um levantamento de satisfação entre os participantes das edições anteriores.

O novo conteúdo do curso é destinado tanto a pessoas que já participaram de edições anteriores, quanto a novos participantes. Também é importante salientar que não é obrigatório ter feito previamente o curso “IPv6 Básico” oferecido pelo Campus, embora seja recomendado que os candidatos tenham conhecimento do IPv6, seu formato e questões essenciais de protocolo.

Outro valor adicional é que os participantes do curso podem acompanhar suas aulas de qualquer dispositivo baixando o aplicativo Moodle.

Este curso avançado sobre o IPv6 leva três anos desde sua primeira realização em 2016 no Campus de LACNIC. Desde então, 10 edições foram feitas e 736 profissionais da região foram aprovados no exame final, recebendo a certificação de LACNIC.