Ajudando a implementação do IPv6

24/02/2017

Ajudando a implementação do IPv6

Continuando com seu plano de formar profissionais dos países da região para promover a implementação do IPv6 e propiciar um melhor conhecimento do Sistema de Nomes de Domínio (DNS), LACNIC apoiou oficinas de formação técnica realizadas pela Comissão Nacional das Telecomunicações da Venezuela e da Universidade Nacional Experimental das Forças Armadas da Venezuela.

As atividades, realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, consistiram em oficinas sobre o DNS teórico, IPv6 teórico e IPv6 prático, com a participação ativa de Alejandro Acosta, engenheiro de I+D de LACNIC.

Os cursos, direcionados a profissionais do setor das telecomunicações, ccTLD (NIC.ve), pessoal militar venezuelano, operadores de rede, comunidade técnica e acadêmica em geral, contaram com a participação a distancia de cerca de 150 pessoas cada um.

No caso da capacitação sobre o DNS participaram 159 representantes de instituições públicas e privadas dos estados Aragua, Carabobo, Distrito Capital, Miranda, Monagas, Nueva Esparta, Lara e Vargas.

Enquanto isso, o curso sobre o IPv6 contou com a participação de 154 profissionais de organizações e empresas dos estados Nueva Esparta, Vargas, Carabobo, Miranda, Monagas e Distrito Capital.

O curso sobre o Sistema de Nomes de Domínio foi dividido em uma parte teórica e outra prática, na que foram simulados servidores primários, secundários, transferências de zonas, respostas DNS e criados vários registros, disse Acosta de LACNIC.

Enquanto isso, foi adicionada uma parte prática ao curso teórico sobre IPv6, em que os participantes complementaram os conhecimentos configurando o protocolo IPv6.

José Peña, participante dos cursos pela empresa Telefônica da Venezuela, destacou a importância das capacitações sobre o DNS e o IPv6 para atingir seu desenvolvimento tanto no setor púbico quanto privado. “Na fase operacional vimos o que fazer com o DNS, seus benefícios e como configurar os servidores”, apontou Pena.

Assim mesmo, Jorge González, da UCLA da Venezuela, salientou a importância tanto da realização dos cursos quanto do apoio de LACNIC para a Comissão Nacional das Telecomunicações da Venezuela e para a Universidade Nacional Experimental das Forças Armadas da Venezuela. “É um exemplo de colaboração em dois aspectos importantes para aumentar a implementação: formação e participação”, concluiu em um e-mail de agradecimento.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments