Esgotou-se o estoque central de IPv4

02/02/2011

A Internet Assigned Numbers Authority (IANA) entregou ao LACNIC o último bloco disponível de endereços IPv4 do estoque central designado para a região da América Latina e o Caribe.

Raúl Echeberría, Diretor Executivo do LACNIC e atual chair do NRO, recebeu de forma simbólica o bloco de endereços correspondente à região da América Latina e o Caribe em uma cerimônia realizada em 3 de fevereiro no Hotel Intercontinental de Miami (Estados Unidos). Nesse encontro foram entregues em forma simultânea os últimos cinco blocos disponíveis de endereços IPv4 correspondendo um para cada um dos cinco Registros Regionais da Internet AFRINIC (África), APNIC (Ásia e Pacífico), ARIN (América do Norte) LACNIC (América Latina e o Caribe) e RIPE NCC (Europa, Oriente Médio e Ásia central).

A designação do espaço remanente de endereços IPv4 em partes iguais foi feita nos termos da Política Global aprovada pelas comunidades de todas as regiões do mundo e ratificada pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) em março de 2009.

Raúl Echeberría qualificou o momento da entrega como um dos “mais especiais na história da Internet”.

Dezenas de representantes da ICANN, IANA e os cinco Registros Regionais da Internet (RIR) e outros líderes das principais organizações da Internet a nível mundial participaram da cerimônia.