Nova ferramenta para a administração de recursos da Internet

25/04/2011

Desde o início do ano, o LACNIC coloca em funcionamento um novo sistema de administração automatizada dos recursos da Internet (chamado SARA) que da resposta a uma demanda habitual dos nossos associados e que faz parte da melhoria contínua dos nossos serviços.

SARA é uma ferramenta que permite uma sensível simplificação da gestão e administração dos recursos por parte das organizações associadas na hora de realizar sub-designações a seus clientes.

As políticas do LACNIC estabelecem que toda sub-designação de prefixos /29 e menores realizadas pelos associados, deve ficar registrada no sistema administrativo de recursos do LACNIC. Isso implica uma carga adicional e a duplicação do trabalho para muitas organizações associadas, já que este requerimento se acrescenta à manutenção operacional de seus próprios registros.

Para facilitar o trabalho e manter atualizados os registros sem maiores contratempos, o LACNIC tem desenvolvido o sistema SARA, um programa de administração automatizada dos recursos da Internet baseado no protocolo EPP (Extensive Provisioning Protocol). Este sistema permite a sincronização da informação incluída no banco de dados interno dos associados com o banco de dados do LACNIC.

O sistema está baseado no EPP, um protocolo de uso geral para a administração de domínios, que o LACNIC tem adotado para a gestão de recursos numéricos da Internet. Para comunicar o sistema do LACNIC com os sistemas internos de cada empresa, os associados devem realizar pequenos desenvolvimentos usando as bibliotecas disponibilizadas pelo LACNIC.

Os associados interessados em incorporar esta ferramenta devem acessar em primeiro lugar a versão BETA para ensaiar o sistema e comprovar os benefícios do seu uso. Depois dessa etapa experimental, é possível aceder ao sistema em sua versão definitiva.

Mesmo que esse sistema é opcional para os clientes, o LACNIC encoraja a todas as organizações associadas a adotar seu uso.

Para solicitar o acesso ao sistema e provar a versão beta, visite: http://lacnic.net/pt/sara/

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments