Mais especialistas em segurança informática para a região

07/02/2011

Projeto AMPARO - Fortalecimento da Capacidade Regional de atendimento a incidentes de Segurança na América Latina e o Caribe

Duzentos e noventa especialistas da América Latina e o Caribe têm recebido treinamento e capacitação durante o ano de 2010 nas oficinas realizadas pelo projeto AMPARO (www.proyectoamparo.net), com um aporte substantivo para o fortalecimento da comunidade regional da Internet para enfrentar os principais problemas de segurança informática nos países da região.

O projeto AMPARO, uma iniciativa impulsionada pelo LACNIC desde o ano de 2009, propícia a adoção  de práticas de segurança informática, como são os Centros de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CSIRT por sua sigla em inglês). O projeto faz parte dos serviços que o LACNIC oferece a seus associados e à comunidade toda, e conta com o apoio financeiro do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC) do Canadá.

No âmbito do projeto, um grupo de profissionais destacados em Segurança Informática de nossa região, sob a coordenação do Eng. Eduardo Carozo, criaram uma série de materiais educativos originais para a capacitação e treinamento de especialistas em concordância com as necessidades particulares da nossa região.

Baseados nos materiais desenvolvidos, em 2010 foram realizadas 6 oficinas regionais em Quito, Santo Domingo, Cidade do México, Santiago do Chile, Montevidéu e Bogotá. Os 290 especialistas capacitados provieram do âmbito acadêmico, provedores de conteúdo, telecomunicações, bancário e do âmbito público, representando 16 países da região, cuja participação foi facilitada pelo programa de bolsas parciais providas pelo projeto AMPARO.

Além do treinamento dos especialistas, esses encontros permitem a troca de experiências entre participantes de diferentes países, o que ajuda a criar uma base de conhecimento regional para enfrentar melhor os crescentes desafios à segurança que supõe o notável aumento das transações sociais e econômicas na Internet. Durante quatro dias os especialistas aprofundaram sobre o uso de estratégias e metodologias que permitam limitar o impacto econômico e social de ações cometidas por criminais contra organizações e instituições da região.

O projeto AMPARO promove a difusão da metodologia dos Centros de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CSIRT por sua sigla em inglês), para o que tem desenvolvido conteúdos originais para o treinamento de especialistas em segurança informática na América Latina e o Caribe. Além disso, AMPARO procura o crescimento da comunidade mediante a troca de experiências e conhecimentos e o desenvolvimento de conteúdos técnicos em assuntos relevantes dentro da área da segurança informática.

Para mais informações acesse: www.proyectoamparo.net

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments