LACNIC e CaribNOG se associam em busca do desenvolvimento tecnológico regional

30/11/2015

LACNIC e CaribNOG se associam em busca do desenvolvimento tecnológico regional

Editorial por Gerard Best

Profissionais da tecnologia da América Latina e o Caribe se reúnem na cidade de Belize

A ideia de que aqueles que melhor podem resolver os problemas do Caribe são as mentes do próprio Caribe não é nova. Agora, uma organização regional está implementando este velho conceito de uma forma única.

O Grupo de Operadores de Rede do Caribe (CaribNOG) é uma comunidade independente na que participam de forma voluntária operadores de redes, reguladores de telecomunicações, provedores de serviços de Internet, grupos de interesse especiais, representantes do governo e acadêmicos que se reúnem regularmente para partilhar os seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades.

“CaribNOG está baseado na premissa de que a região está muito bem preparada para enfrentar os desafios e idear as soluções que precisa para seu próprio desenvolvimento. As pessoas do Caribe estão melhor posicionadas para identificar e resolver os problemas que afetam o desenvolvimento de redes no Caribe”, disse Wooding, Estrategista da Internet em Packet House e um dos fundadores de CaribNOG.

“Isso não significa que nós fazemos tudo sozinhos. A associação e a colaboração são também muito importantes”.

Estas foram as palavras de Wooding durante a décima conferência regional da organização, um evento chamado CaribNOG 10 celebrado em Belize de 2 a 6 de novembro.

A conferência foi um evento conjunto com o Registro de Endereçamentos da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC), a organização responsável de administrar os recursos de numeração da Internet para a América do Sul, América Central e o Caribe.

Não é uma coincidência que LACNIC tenha decidido aunar forças com CaribNOG e organizar conjuntamente o segundo evento LACNIC Caribe on the Move.

“Tanto LACNIC quanto CaribNOG estão trabalhando para desenvolver a capacidade técnica da região a fim de preparar o pessoal para resolver os problemas e enfrentar os desafios do Caribe. Nossas reuniões são um fórum ideal para chamar a atenção sobre os problemas tecnológicos que afetam a América Latina e o Caribe”, disse Kevon Swift, Líder de Relações Estratégicas e Integração de LACNIC.

Entre os representantes de LACNIC que participaram no evento estiveram Guillermo Cicileo (Coordenador de Segurança e Estabilidade) e Gianina Pensky (Oficial de Políticas). Suas apresentações foram bem recebidas tanto pelo público presente na sala quanto por aquelas pessoas que participaram à distância.

Essa não foi a primeira colaboracao de LACNIC com seus homólogos do Caribe. LACNIC Caribbean 6 foi realizada  junto com CaribNOG 8 em Willemstad (Curaçao) em setembro de 2014. Segundo explicou Swift, para LACNIC a importância estratégica de sua associação com CaribNOG vai além das próprias reuniões.

“O objetivo de LACNIC é fazer da Internet um instrumento mais eficaz para a inclusão social e o desenvolvimento econômico da América Latina e o Caribe. Para conseguir isso, reconhecemos a importância de nos associar com atores influentes do Caribe de fala inglesa.”

Mais de 70 profissionais do Caribe, América Central e América do Norte se reuniram na cidade de Belize para um evento conjunto, uma semana de debates ricos e animados sobre cibersegurança e o desenvolvimento regional da Internet.

“Esta é o meu segundo CaribNOG em Belize e sempre me incentiva ver o entusiasmo da comunidade técnica aqui reunida”, disse Albert Daniels, Gerente Global de Relacionamento para a Região do Caribe da Corporação para a Designação de Números e Nomes na Internet (ICANN).

Junto com a ICANN, o evento também reuniu muitos outros atores da indústria em apoio ao desenvolvimento das redes regionais, entre eles a Microsoft, o Google, a Internet Society, a União das Telecomunicações do Caribe e Akamai Technologies.

“Participei do CaribNOG desde seus inícios. Este é o quinto ou sexto CaribNOG  que tenho assistido, cada um maior, mais relevante e mais interessante que o anterior”, disse Martin Hannigan, Diretor de Arquitetura de Redes e Centros de Dados em Akamai Technologies, um provedor líder de serviços de distribuição de conteúdos.

Para seu próximo evento, CaribNOG irá se associar com ARIN —o Registro Regional da Internet para a América do Norte— e organizará um evento de uma semana de duração na cidade de Montego Bay (Jamaica) de 18 a 22 de abril de 2016.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments