Florencio Utreras Díaz “LACNIC tem favorecido a inovação”

31/07/2017

Florencio Utreras Díaz  “LACNIC tem favorecido a inovação”

Vencedor do Prêmio Trajetória de LACNIC em 2011, Florencio Utreras Díaz, engenheiro matemático e doutor em engenharia no Chile, é uma das figuras mais importantes do mundo acadêmico da Internet da América Latina e o Caribe.

Nos últimos 13 anos, foi o diretor executivo de CLARA, a Cooperação da América Latina de Redes Avançadas. Dedicado à formação das redes informáticas ao serviço do desenvolvimento de conhecimento e de pesquisa acadêmica, Utreras tem um amplo conhecimento da comunidade regional da Internet já que tem estado vinculado ao desenvolvimento da Internet e redes acadêmicas na América por mais de 25 anos.

Utreras salientou o impulso dado por LACNIC para a inovação na região através de seu programa FRIDA, um fundo que apoia iniciativas digitais para dar respostas aos desafios socioeconômicos dos países mais vulneráveis da América Latina e o Caribe.

Quando começou a sua relação com LACNIC e como?

Eu participei da criação de LACNIC em 1999, quando, representando a ENRED e como Diretor Executivo de REUNA, fui o anfitrião da reunião constitutiva de LACNIC realizada em agosto de 1999 por ocasião da reunião da ICANN realizada em Santiago de Chile.

Que papéis você exerceu na comunidade de LACNIC?
Depois de sua criação em 1999 participei apenas como usuário, e depois da criação de CLARA, como sócio estratégico.

Que papel acredita que a comunidade de LACNIC teve na administração dos recursos de numeração nesses 15 anos?

LACNIC não tem apenas administrado os recursos de endereços IP de forma eficiente, mas tem sido um promotor da Internet na região, tanto a nível técnico quanto através do patrocínio a outras organizações que servem ao desenvolvimento da Internet na região, tais como LACTLD e CLARA, além de criar a Casa da Internet na América Latina que abriga hoje estas duas instituições além de ISOC a nível regional.
LACNIC, por meio de seus cursos e atividades de divulgação, contribuiu grandemente para o desenvolvimento da Internet na região, favorecendo a inovação através do Programa FRIDA e outras notáveis iniciativas.

Que aspectos identificam à comunidade de LACNIC?

Eu acredito que esses aspectos são a generosidade e o compromisso com o desenvolvimento da Internet na região.

Como imagina você a governança da Internet em 15 anos?

Na minha visão, a governança da Internet tem respondido aos desafios de crescimento e é a adequada para a realização das tarefas fixadas em prol do desenvolvimento da região.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments