Reúnem-se equipes de gestão de incidentes de segurança informática da América Latina e o Caribe

24/05/2012

Reúnem-se equipes de gestão de incidentes de segurança informática da América Latina e o Caribe

Um CSIRT (Computer Security Incident Response Team) define em geral a uma equipe de pessoas dedicada à gestão de incidentes de segurança. Essa gestão de incidentes inclui a aplicação de medidas tecnológicas e organizacionais que ajudem a diminuir o impacto dos mesmos.

O foco principal é promover a difussão e capacitação da metodologia de Centros de Resposta a Incidentes de Segurança Informática ou CSIRTs (por sua sigla em inglês).

A existência dos CSIRTs é uma ferramenta fundamental para mitigar o impacto provocado por diferentes eventos de Segurança Informática. No entanto, até pouco tempo não se tinha acesso a uma grande oferta de cursos ou materiais nos idiomas mais falados da região nem havia grande quantidade desses equipes na nossa região.

O projeto AMPARO (http://www.proyectoamparo.net), uma iniciativa do LACNIC que foi apoiada na sua primeira fase pelo IDRC/CDRI do Canadá, tem como objetivo fortalecer a difusão, conhecimento e atendimento da problemática de Segurança Informática nos diferentes países da América Latina e o Caribe principalmente no âmbito privado das empresas e organizações sociais.

Durante o LACNIC XVII (Quito) LACNIC foi o anfitrião da segunda reunião dos CSIRTs da região realizada no marco do projeto AMPARO. Nesta oportunidade reuniram-se mais de 40 especialistas de vinte grupos, alguns deles com uma ampla trajetória e outros ainda em formação.

Esse tipo de reuniões são de particular importância uma vez que permitem que grupos de diferentes países entrem em contato em um ambiente de confiança para poder colaborar depois de forma eficiente durante o processo de gestão de um incidente.

Durante a reunião realizada em um ambiente fechado de modo a garantir a confidencialidade das informações trocadas na sala, acordou-se começar a trabalhar em um conjunto de medições a nível regional para produzir estatísticas que ajudem a trabalhar conjuntamente na prevenção e redução de incidentes de segurança. O objetivo é poder apresentar algumas estatísticas na reunião LACNIC XVIII em outubro deste ano em Montevidéu.

Subscribe
Notify of

1 Comentarios
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments