Reserva de endereços para infraestrutura crítica

26/10/2016

Reserva de endereços para infraestrutura crítica

A proposta sobre reservar um pacote de endereços IPv4 para infraestrutura considerada crítica ou essencial para a operação da Internet na região alcançou consenso da comunidade da Internet da América Latina e o Caribe durante o Fórum Público de Políticas realizado em LACNIC 26, na Costa Rica.

Esta mudança de política impulsionada por Edmundo Cazarez López de NIC México -que incorporou comentários e sugestões da lista de discussão de Políticas- busca criar uma reserva equivalente a /15 (128 mil endereços) de IPv4, que sobreviva à terminação das reservas do espaço de endereços. Para que serão guardados esses endereços? Para cobrir os pedidos que tenham como objetivo a implementação de infraestrutura considerada crítica ou essencial para a operação da Internet na região uma vez que acabe o espaço final (Fase 3).

Segundo o consenso atingido em LACNIC 26, este pacote de 128 mil endereços para criar a reserva que propôs Cazarez López deve ser afastado uma vez que a proposta seja ratificada pela Diretoria de LACNIC. Esta proposta está no período de 45 dias de últimos comentários, que é encerrado em 12 de novembro, após o apoio atingido no Fórum Público e na lista de políticas.

Cazárez López argumentou que sua proposta de criar uma reserva que sobreviva à terminação das reservas do espaço de endereços IPv4 procura facilitar a designação de endereços para a implementação da infraestrutura crítica quando não houver mais espaço disponível.

Esta “Reserva Especial de Endereços IPv4 para Infraestrutura Crítica para a Operação da Internet na Região” vai começar a funcionar uma vez que acabe o espaço de endereços da fase 3 de esgotamento do IPv4 na região (segundo as projeções está previsto para o primeiro semestre de 2017).

Os pedidos de endereços para infraestrutura crítica –segundo a proposta de política- poderão ser realizados a qualquer momento embora sua designação esteja limitada a um mínimo de /24 e um máximo de /22. O tamanho da designação vai depender da comprovação de uso e a análise realizada por LACNIC e o NIR correspondente. Assim mesmo, os endereços designados sob esse ponto deverão ser devolvidos a LACNIC ou ao NIR correspondente uma vez que a necessidade original do pedido acabe.

Também será estabelecido de forma clara que os endereços designados a partir dessa reserva não poderão ser usados para um propósito diferente ao especificado no pedido dos mesmos.

Para conferir a apresentação de Edmundo Cazarez no Fórum Público de Políticas acesse o seguinte link: http://bit.ly/2e3rtSh

Se você quiser participar da lista de políticas clique aqui: http://www.lacnic.net/lists/policy

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments