Lacnic 10 anos: uma década de Internet com projeção para o futuro

23/11/2012

Lacnic 10 anos: uma década de Internet com projeção para o futuro

Montevidéu convocou durante cinco dias os principais atores e especialistas em Tecnologias da Informação para celebrar a primeira década do Registro Regional da Internet; palestras magistrais, painéis, debates, reuniões e uma emotiva entrega de prêmios fizeram parte das atividades do Lacnic 18/Lacnog 2012

Intensas, emotivas e muito frutíferas. Assim resultaram as cinco jornadas da reunião do Lacnic realizadas em Montevidéu para discutir os principais desafios da  comunidade da Internet  latino-americana e do Caribe e para celebrar os primeiros dez anos de existência do Registro Regional da Internet (RIR). O evento integrou os conteúdos da reunião Lacnic18 e os da reunião anual do Foro de Operadores de Redes de Latino-América e do Caribe, Lacnog 2012.

Quase 600 assistentes de 32 países participaram das palestras magistrais, painéis, debates e oficinas que fizeram parte das atividades da reunião. A lista de oradores incluiu destacadas personalidades e pioneiros da rede em nível global como Steve Crocker, presidente da diretoria da Corporação da Internet para a Designação de Nomes e Números (ICANN), Lynn St. Amour, presidente e CEO da Internet Society, e GeoffHuston, científico e chefe da Asia Pacific Network Information Centre (APNIC), dentre outros.

Catalisador do crescimento. Em seu discurso central, o diretor executivo do Lacnic, realizou uma breve resenha dos dez anos de história do Lacnic e contou que os pioneiros da Internet na região visualizaram naquela época que “criar uma organização para administrar os endereços IP na América Latina e no Caribe, também serviria como um catalisador para o crescimento da Internet na região”.

Salientou o fato de a própria “constituição genética” do Lacnic, estar delineando “uma visão de desenvolvimento e crescimento contínuo na região e para a região”.

Echeberría asseverou que em todo este tempo, a Internet tem mudado sua forma de interação social, a maneira de fazer negócios, os métodos de ensino e, no futuro próximo, terá um enorme impacto nos sistemas de governo.

“As tecnologias introduziram uma nova dimensão no relacionamento humano, uma nova maneira de entender a comunicação. Vivemos hoje num mundo interconectado, onde a busca da felicidade pode estar relacionada com o que acontece no outro extremo da terra, onde as ferramentas tecnológicas permitem a expressão das pessoas, e o apoio entre os indivíduos de um modo novo e profundo”, disse o CEO do Lacnic.

O intercâmbio. O espírito do encontro se refletiu em cada intercâmbio entre os presentes. Um dos painéis principais tratou a problemática da “governança da Internet”, fazendo foco nos temas que serão tratados em dezembro na Conferência Mundial de Comunicações da União Internacional de Telecomunicações (WorldConferenceon International Telecommunications, WCIT).

Em nível técnico, o tema central de discussão esteve relacionado com a adoção do novo Protocolo da Internet IPv6, que aumentará exponencialmente a quantidade de endereços IP disponíveis para os usuários e eliminará o atual problema do esgotamento dos endereços IPv4. Por outra parte, os técnicos participantes da reunião de Lacnog discutiram sobre a unificação das redes fixas e móveis e analisaram a infraestrutura da Internet na América Latina e no Caribe.

O encontro Lacnic 10 anos serviu também para distinguir a personalidades que têm contribuído ao desenvolvimento da Internet na América Latina e no Caribe na última década, com o Prêmio Trajetória edição 2012 (ver entrevista).

As mulheres tiveram um papel preponderante na reunião. Na quinta-feira, ao meio-dia, todas as participantes se encontraram para compartilhar experiências de trabalho e de vida nas TICs, durante um almoço  muito apreciado por todas as participantes e no qual se favoreceu o networking.

O encerramento formal do Lacnic 10 anos se realizou com um jantar de gala na Quinta de Arteaga, nos arredores de Montevidéu, que contou com a atuação de Ruben Rada, uruguaio e prêmio trajetória 2011 do Grammy Latino e na que também foram distinguidos  membros do staff do Lacnic.

Leia de novo: “10 anos do Lacnic: Internet e Valores” por Raúl Echeberría

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments