Ida Holz “LACNIC desempenhou um papel importante na criação da Casa da Internet”

30/08/2017

Ida Holz “LACNIC desempenhou um papel importante na criação da Casa da Internet”

Ida Holz é uma proeminente engenheira uruguaia pioneira na construção da rede humana que possibilitou o desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe.

Conhecedora da comunidade digital da região, Holz é uma voz autorizada quando se trata de revisar os 15 anos do Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC).

Esta cientista ajudou nos anos 90 a formar a massa crítica de engenheiros que possibilitaram o desenvolvimento das primeiras redes nacionais que serviram de base para o desenvolvimento do que hoje é a Internet na América Latina.

Holz, prêmio Trajetória 2009 de LACNIC e integrante do Salão da Fama da Internet desde 2013, destaca especialmente nesses 15 anos a criação da Casa da Internet como um “guarda-chuva” das principais organizações da Internet na região.

15 anos atrás, qual era a sua relação com o mundo das TIC?

Estou vinculada ao mundo das TIC desde 1989 quando foi instalado o primeiro nó de correio eletrônico na Universidade da República sob a minha direção.

Quando começou a sua relação com LACNIC e como?

Desde 1997, eu participei de várias reuniões preparatórias e da reunião em Santiago do Chile onde foi assinado o acordo para a criação de LACNIC e, desde então, tenho seguido a bem-sucedida história desta organização e sempre apoiando o seu trabalho. Em 2009 recebi o primeiro prêmio Trajetória outorgado por LACNIC.

Que papel você acha que a comunidade de LACNIC teve na administração dos recursos de numeração nesses 15 anos?

Eu acho que é uma organização que funcionou muito bem cumprindo seus objetivos principais e, também, que desempenhou um papel muito importante ao visualizar a importância de reunir em seu lar as organizações da América Latina e o Caribe relacionadas com a Internet através de um convite para fazer parte da “Casa da Internet da América Latina e o Caribe”.

Como você imagina a governança da Internet em 15 anos?

Difícil de dizer. Apenas 23 anos atrás, a Internet passou de ser um meio de comunicação simplesmente acadêmico para abranger o trabalho em geral. Mediante esta ferramenta foi acelerada a troca de informações, foram criadas as redes sociais, mudaram substancialmente as formas do trabalho em geral e hoje nos deparamos com a “Internet das Coisas”, as “impressoras 3D” a mudança do meio ambiente, as “lentes eletrônicas para cegos” o desenvolvimento acelerado das ferramentas de destruição em massa, a mudanças políticas fundamentais e tantas outras mudanças que ainda não sabemos como irão afetar. Para mim fica difícil imaginar como vai continuar essa evolução tecnológica e como irá afetar nas políticas gerais.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments