Um hub do IETF em Montevidéu

28/03/2017

A área de Engenharia e Desenvolvimento (I+D) de LACNIC impulsiona um hub à distância do grupo mundial de engenheiros e profissionais que acorda os aspectos técnicos do funcionamento (IETF, por suas siglas em inglês).

Durante o IETF 98, realizado em Chicago, a Casa da Internet em Montevidéu recebe engenheiros e estudantes de engenharia para seguir ao vivo as sessões do encontro que está sendo desenvolvido nos Estados Unidos.

“O objetivo é informar a todas as pessoas da região acerca das questões que estão sendo discutidas no âmbito do IETF e promover a participação de colegas no IETF da região”, disse Nicolás Fiumarelli, engenheiro da área I+D de LACNIC.

A ideia é que os convidados à Casa da Internet se registrem como participantes do IETF  e sigam coletivamente pelo menos duas das sessões de Chicago.

“Além da possibilidade de interagir com pessoas dos Estados Unidos, queremos incentivar a discussão entre os participantes que vierem à sede de LACNIC”, afirmou Fiumarelli.

Há duas sessões do IETF 98 que estão programadas para serem seguidas.   A primeira do Grupo de Trabalho Thing-to-thing-rg em 27 de março (das 14:30 às 17:00 horas do Uruguai) na que serão discutidos assuntos sobre padronização no IETF, que irão permitir a implementação da Internet das Coisas (IoT) no mundo real, levando em conta limitações como a falta de recursos e a interação entre diferentes provedores.

Antes desta primeira reunião no hub local, Fiumarelli e Gerardo Rada –também engenheiro de software de LACNIC- vão fazer uma breve introdução sobre o IETF, os grupos de trabalho e a participação no IETF na América Latina e o Caribe.

A segunda sessão que poderá ser acompanhada ao vivo desde a Casa da Internet será o Plenário Técnico, Administrativo e Operacional IETF 98 em 29 de março (das 17:00 às 20:30 horas do Uruguai) com painéis de especialistas em questões de interesse para muitas áreas e grupos de trabalho (WG); e um relatório dos avanços, anúncios importantes e reuniões futuras. “As plenárias são um bom momento para entrar no mundo do IETF”, comentou Fiumarelli.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments