Situação atual na região em tecnologias destinadas a melhorar a segurança

30/04/2015

Situação atual na região em tecnologias destinadas a melhorar a segurança

O desenvolvimento das tecnologias RPKI (Sistema de Certificação de Recursos) e DNSSEC (Extensões de Segurança do Sistema de Nomes de Domínio) na região da América Latina e o Caribe foi avaliada pela comunidade de LACNIC em uma enquete mundial realizada por um grupo de pesquisadores da Freie Universitaet Berlin.

Nesse trabalho global -que abrangeu os cinco RIR- os membros de LACNIC ofereceram o maior número de respostas sobre a implementação das tecnologias que propõem melhorar a segurança e estabilidade da Internet na região.

A pesquisa –que colocou à região do LACNIC com 43% das respostas do trabalho- foi realizada a fim de compreender melhor a implementação do RPKI e DNSSEC.

Segundo Nicolás Fiumarelli, da área de engenharia de LACNIC, esse trabalho permitiu conhecer a situação atual de “por que é implementado ou não é implementado o RPKI ou DNSSEC” na região.

Quais foram os objetivos da enquete sobre o RPKI/DNSSEC?

Surgiu da iniciativa de um grupo de pesquisadores da Freie Universitaet Berlin que queria tentar compreender melhor a implementação do RPKI e o DNSSEC. Nem sempre é fácil achar motivos técnicos. Então, para obter mais pontos de vista sobre por que é implementado ou não é implementado o RPKI ou DNSSEC, decidiram preguntar à comunidade através de essa enquete.

Como você avalia a participação da comunidade de LACNIC nessa pesquisa global?

Eu acho que é muito positiva: aqueles que já estão implementando colaboram com as suas experiências e os que ainda não, ouvem do assunto, e isso é muito importante para poder atingir o nível de implementação que queremos ter na região. Seria muito bom que todos aqueles que quiserem aprofundar nessas questões contemporâneas e tecnológicas procurem apoio no LACNIC tanto entrando em contato com nossa equipe quanto se aproximando dos nossos eventos.

Que nível de conhecimento comunidade de LACNIC tem sobre as tecnologias que propõem melhorar a segurança e estabilidade da Internet?

Há uma grande diversidade de conhecimentos, mas em geral, o que surge dos resultados da pesquisa é que, na nossa região, as pessoas que implementaram as tecnologias fizeram isso para ser vanguardistas, entanto que os que não implementaram foi porque precisam conhecer mais exemplos de experiências de outros, porque não têm confiança suficiente no modelo de confiança RPKI ou porque simplesmente não conhecem a tecnologia DNSSEC.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments