Fundos FRIDA: em 2016 haverá quatro chamadas

29/10/2015

Fundos FRIDA: em 2016 haverá quatro chamadas

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA) projeta para 2016 quatro chamadas para financiar e reconhecer iniciativas inovadoras e projetos de destaque em Tecnologias da Informação (TIC) na região.

Os responsáveis pelo programa FRIDA –uma iniciativa de LACNIC- estão trabalhando nos últimos detalhes das chamadas que serão realizadas na primeira metade do próximo ano.

Serão oferecidos dois prêmios FRIDA por até U$S 5000; um escalamento de U$S 40 000 para beneficiários passados do programa FRIDA; um subsídio de US$ 25 000 para projetos de pesquisa sobre operação de redes, inovação técnica ou impacto comunitário; e um subsídio de U$S 20 000 para iniciativas técnicas que procurem contribuir com a implementação do IPv6 na América Latia e o Caribe.

As bases para cada um dos concursos serão publicadas em breve na página de FRIDA http://programafrida.net/ embora lá possam ser encontrados resultados das chamadas feitas este ano, algumas das quais têm características semelhantes às planejadas para 2016.

Armazenamento seguro e participação cidadã. Neste ano, FRIDA selecionou dois beneficiários para seu programa de subsídios e dois projetos como vencedores dos Prêmios+ FRIDA.

Como subsídios, foram outorgados U$S 20 000 para cada iniciativa: uma relacionada com a diminuição dos custos para o armazenamento seguro de informações (Chile) e um projeto relacionado com o armado participativo de orçamentos públicos (Jamaica).

A iniciativa vencedora foi o NIC LABS, o Laboratório de Estudos da Internet e Telecomunicações do NIC Chile, um projeto da Faculdade de Ciências Físicas e Matemática da Universidade do Chile que pretende reduzir os custos e ampliar a concorrência na área do armazenamento seguro de informações através do desenvolvimento tecnológico de um novo software.

No caso da Jamaica, FRIDA premiou o projeto do Centre of Excellence for IT-Enabled Solutions da Escola de Negócios da Universidade de West Indies. A iniciativa consiste em um projeto de pesquisa criado para avaliar o impacto potencia da utilização de princípios de Open Data e padrões internacionais sobre o armado participativo de orçamentos públicos para agilizar o processo orçamental e promover a participação cívica.

Acesso barato e telepsiquiatria. No caso dos Prêmios+ FRIDA, foram distinguidos: a criação de uma rede digital comunitária em uma região em que praticamente não havia acesso à Internet (Córdoba, Argentina) e um modelo inédito de assistência psiquiátrica para pessoas privadas de liberdade usando as TIC (Caldas, Colômbia).

O projeto de expansão do acesso à Internet em Córdoba foi impulsionado pela Associação Civil Alter Mundi da Argentina e, além dos U$S 3000 de prêmio, recebeu um fundo adicional de U$S 6000 para aprofundar nas atividades por ter sido reconhecido como o mais criativo. Essa iniciativa criou uma rede digital comunitária na localidade de José da la Quintana (Córdoba, Argentina) para fornecer acesso aos serviços de comunicações à população (Internet e telefonia fixa e celular) devido à falta de interesse dos provedores tradicionais.

O projeto colombiano premiado foi pela iniciativa “Telepsiquiatria nos cárceres”, impulsionada por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências para a Saúde da Universidade de Caldas. Consistiu no desenvolvimento de um modelo de prestação de serviços de psiquiatria digital para centros de privação de liberdade (cárceres e penitenciárias).

Libro sobre FRIDA. A entrega dos Prêmios+ FRIDA será realizada no Fórum Global de Governança da Internet que vai acontecer de 10 a 13 de novembro em João Pessoa, Brasil. No fórum, FRIDA, conjuntamente com seus sócios do SEED Alliance vai organizar uma oficina de trabalho para os premiados e membros da comunidade inovadora da América Latina e o Caribe sobre financiamento (http://www.intgovforum.org/cms/workshop-proposals/list-of-published-workshop-proposals).

Também será apresentado o libro “FRIDA 10 anos” que documenta o impacto do programa a nível regional em seu décimo aniversário.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments