Alerta meteorológico em tempo real

01/10/2013

Alerta meteorológico em tempo real

O projeto SIATA, um sistema de alerta meteorológico precoce da Alcaldia de Medellin, resultou o vencedor do prêmio Frida 2013 na categoria Desenvolvimento.

Pioneiro na Colômbia, o SIATA integra ferramentas de tecnologias da informação e telemetria para a medição dos fenômenos naturais e espalha automaticamente e em tempo real as informações nos meios digitais para chegar rapidamente à população.

O SIATA gera informação científica de fácil acesso e entendimento para a comunidade, avançado em gestão de risco.  A engenheira María Isabel Marín Morales, uma das responsáveis do projeto, disse a Lacnic News que a iniciativa quebra o fosso entre os cidadãos, o governo e comunidade científica.

Quais são os aspectos mais relevantes do Sistema de Alerta Precoce de Medellin e o Vale de Aburrá? Qual tem sido o impacto nas comunidades locais?

O Sistema de Alerta Precoce de Medellín e o Vale de Aburrá (SIATA) é um projeto da Área Metropolitana do Vale de Aburrá e da Alcaldia de Medellín, que conta com o apoio e as contribuições de EPM e ISAGEN. Entre os aspectos mais relevantes salientamos que se consolida como um projeto emblemático em gestão de riscos do departamento e da Colômbia.

Único no seu género na Colômbia permite o acesso em tempo real a informações meteorológicas e procura alertar de forma oportuna aos órgãos de resposta e à comunidade acerca da probabilidade de ocorrência de um evento extremo de origem hidrometeorológico (chuvas extremas, inundações, desabamentos) que coloquem em risco a vida das pessoas, as moradias e, em geral, a qualidade de vida da população do Vale de Aburrá.

A recepção dada ao projeto por parte da comunidade é forte: as interações no twitter demostram a apropriação das informações pela comunidade: os motoqueiros, os bombeiros, os esportistas, são apenas alguns dos usuários regulares da informação gerada; além disso, as visitas ao geoportal (que aumentam nos dias de chuva) demonstram que as informações geradas realmente são para uso prático da cidadania; os percorridos pedagógicos realizados no centro de operações fazem parte das estratégias de divulgação e posicionamento do projeto.

Ouvir os estudantes de instituições de ensino da cidade de Medellin e da Área Metropolitana do Vale de Aburrá falar de processos de convecção, de níveis de refletividade e de limiares de chuva, reflete uma estrutura educacional e pedagógica que tem trabalhado fortemente em quem serão os principais respondedores do sistema de alerta precoce no futuro.

O que os levou a participar da chamada de FRIDA?

Frida como programa internacional fornece aos participantes e principalmente aos vencedores uma plataforma para serem visíveis a nível internacional, adicionalmente com seu financiamento contribui a impulsionar iniciativas; esses dois foram os motivos mais importantes que nos levaram a participar da chamada já que consideramos importante que os projetos locais sejam conhecidos a nível regional e internacional, em busca de escalabilidade, cooperação e consolidação, possibilidades essas que são dadas pelo programa FRIDA.

Quais experiências vocês levam dessa primeira participação nos prêmios FRIDA e da reunião em Córdoba?

A premiação e o evento representaram uma plataforma de divulgação para o projeto SIATA. Foi possível mostrar aos diferentes atores da Internet da América Latina e o Caribe os aspectos mais relevantes do projeto em si, o que nos permitiu ter interlocutores da região toda.

O interesse por conhecer os diferentes vencedores do programa FRIDA foi evidente nos participantes do fórum que estiveram consultando aos representantes sobre a natureza de cada projeto. Principalmente, o SIATA conseguiu criar contatos com atores de nosso país, a Colômbia, como da Argentina e El Salvador.

Dessa forma a reunião em Córdoba representou uma ferramenta para fortalecer o projeto e criar redes de contato não apenas a nível nacional, mas também internacional.

Ficou claro para nós que o trabalho do Programa FRIDA é altamente relevante para projetos de empreendimento que surgem como alternativas para fornecer conteúdo à Internet que visa ser parte desse motor para o crescimento e desenvolvimento sustentável.

Subscribe
Notify of

6 Comments
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments