Projeto Líderes faz duas chamadas para apoiar discussões sobre a Governança da Internet

27/03/2018

Projeto Líderes faz duas chamadas para apoiar discussões sobre a Governança da Internet

O projeto Líderes de LACNIC, uma iniciativa criada para institucionalizar o apoio dado todos estes anos aos fóruns nacionais e regionais sobre a governança da Internet com base no modelo de múltiplas partes interessadas (multistakeholder), resolveu realizar duas chamadas em 2018 para promover a participação de líderes jovens no Fórum de Governança da Internet da América Latina e o Caribe (LACIGF) e, por sua vez, fortalecer a promoção de fóruns nacionais nos países da região.

Líderes promoveu a participação da comunidade em fóruns de governança em toda a região e facilitou a intervenção de especialistas de LACNIC em reuniões nacionais de discussão sobre políticas da Internet, para que possam compartilhar seus conhecimentos e experiências em questões relevantes da Internet e da Governança.

Neste ano serão feitas duas chamadas. Uma delas irá apoiar líderes da comunidade para envolvê-los e abrir espaços para eles nos debates do LACIGF. A outra irá apoiar as comunidades nacionais emergentes, organizadas para discutir questões da governança da Internet.

Kevon Swift, líder das Relações Estratégicas e da Integração de LACNIC, afirmou que este ano o projeto terá como objetivo apoiar novas propostas interessadas na governança da Internet que, por sua vez, possam trocar práticas e experiências durante o LACIGF.

 “Temos de garantir que haja espaço e oportunidades no LACIGF para que essas propostas mais jovens possam participar”, disse Paula Oteguy, oficial das Relações Estratégicas de LACNIC.

Agenda e interesses comuns. Swift deu ênfase especial à abordagem de múltiplas partes interessadas na organização desses espaços de políticas sobre a Internet na América Latina e o Caribe.

“O objetivo real é que os espaços se apropriem desse modo de abordar as questões da Internet, que haja democracia na elaboração das agendas e na coordenação dos fundos, que as questões sejam discutidas e decididas por todas as partes interessadas e sejam genuínas para os participantes”, acrescentou Swift.

LACNIC promove permanentemente esse modelo multistakeholder na abordagem da governança da Internet. “A nível nacional estes espaços são muito importantes uma vez que os mecanismos locais podem ser fortalecidos. Para alcançar o equilíbrio é necessária a participação de todos os atores”, concluiu o líder de Relações Estratégicas e Integração de LACNIC.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments