LACNIC XVII: Um evento para lembrar

24/05/2012

Por Ernesto Majó, Gerente das Comunicações do LACNIC
LACNIC XVII: Um evento para lembrar

LACNIC XVII: Um evento para lembrar

A reunião LACNIC XVII realizada em Quito, Equador, vai ficar na lembrança de todos os que tivemos o privilégio de participar. Uma demonstração de crescimento e  maturidade alcançada pela comunidade regional que permite integrar todos os atores nas discussões críticas sobre o desenvolvimento e estabilidade da Internet na América Latina e o Caribe.

Foi um encontro especial em todos os sentidos. Em primeiro lugar pela qualidade dos trabalhos e discussões em painéis e fóruns, que a cada ano trazem temas novos e relevantes para o desenvolvimento e estabilidade da rede. Também pelo nível de participação e concorrência, com cerca de 500 participantes (incluindo grande número de operadores) de 32 países que participaram efetivamente das 25 sessões desenvolvidas ao longo de 6 dias de trabalho. Devemos acrescentar também o monitoramento remoto através do streaming ou os milhares de tweets com o hashtag #LACNIC_XVII. O tratamento de novos temas e a abordagem de assuntos centrais para o desenvolvimento da região, como o Painel de Estratégias para a Implementação de Banda Larga que contou com a presença de especialistas de destaque de governos, empresas e órgãos internacionais (CEPAL, UIT). Além do mencionado acima, somamos as numerosas reuniões paralelas e acordos em que os participantes foram testemunhas e protagonistas da  tentativa de que os benefícios da Internet cheguem a todos os setores da sociedade em cada um dos nossos países.

Um destaque especial para a organização anfitriã, a SUPERTEL, que contribuiu para garantir que o evento fosse desenvolvido com nível de excelência e cordialidade para receber e atender todos os participantes. Também por sua grande convocação beneficiando diretamente à comunidade equatoriana e adicionando assim novos atores para os processos regionais.

A visita do LACNIC à metade do mundo tem significado um grande passo, atingir um novo teto. Tem surgido uma nova geração da Internet que melhora e expande o trabalho iniciado por aqueles pioneiros há 10 anos.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments