LACNIC Caribbean on the Move junta-se a CaribNOG em Belize

29/10/2015

LACNIC Caribbean on the Move junta-se a CaribNOG em Belize

Editorial por Gerard Best

Um grupo destacado de especialistas em tecnologia irão se encontrar em Belize de 2 a 6 de novembro quando essa capital hospede uma conferência regional sobre o desenvolvimento das TIC em um evento de características históricas.

Dentro do grupo podemos encontrar a: Bevil Wooding, fundador e diretor executivo do Grupo de Operadores de Rede do Caribe (CaribNOG); Guillermo Cicileo, coordenador de programa de Segurança, Estabilidade e Resiliência para o Registro Regional de Endereçamento da Internet (LACNIC); Shernon Osepa, Gerente de Assuntos Regionais para a América Latina e o Caribe para a Internet Society (ISOC).

Organizado conjuntamente por LACNIC e CaribNOG este encontro vai oferecer um espaço para que os atores-chave da Internet na América Latina e o Caribe trabalhem em parceria e fortaleçam suas relações. Essa semana de conferências vai permitir que sejam tratados assuntos  que vão desde a computação na nuvem, o peering na Internet, IPv6, DNSSEC, RPKI e cibersegurança.

“A importância crescente das redes informáticas para as empresas do Caribe não pode ser isolada do custoso impacto que têm os ataques cibernéticos que constantemente recebem. A cibersegurança do Caribe precisa de defensores cibernéticos caribenhos”, comentou Bevil Wooding, um dos fundadores e diretor de CaribNOG.

“A região do Caribe precisa investir no desenvolvimento de capacidades humanas locais para defender suas redes e administrar sua infraestrutura crítica de redes e telecomunicações. Através de CaribNOG estamos conseguindo formar uma equipe de especialistas caribenhos que terão a capacidade para fazê-lo”.

Wooding será o encarregado de abrir o evento com sua apresentação de destaque no Best Western Belize Biltmore Plaza Hotel da cidade de Belize.

A Belize Public Utilities Commission vai ser a anfitriã local dessa reunião e vai contar com o apoio de um conjunto de importantes organizações internacionais tais como o Google, o American Registry for Internet Numbers, Packet Clearinghouse, BrightPath Foundation, a Corporação para a Designação de Nomes e Números na Internet, a Internet Society, o Amsterdam Internet Exchange e a União das Telecomunicações do Caribe.

Esta conferência reúne dois eventos: de um lado o encontro de LACNIC Caribbean on the Move e do outro, o antecipado décimo encontro de CaribNOG.

CaribNOG10, que vai acontecer de 3 a 6 de novembro vai atrair especialistas da indústria da região toda e do mundo. Os encontros regionais de CaribNOG ganharam uma reputação muito boa como um fórum de grande importância e ricas discussões sobre o panorama tecnológico da região.

“CaribNOG está sempre na procura de melhorar o posicionamento do Caribe para lidar com os desafios críticos que apresenta a tecnologia e para navegar nosso coletivo para soluções relevantes”, disse Stephen Lee, o Coordenador de Programa de CaribNOG.

O primeiro dia dessa semana de atividades vai estar dedicado ao LACNIC Caribbean on the Move. Esta nova incorporação ao calendário da região irá atrair, entre outros, a formuladores de políticas, funcionários de governo, reguladores, profissionais das TIC, estudantes universitários, jornalistas tecnológicos e blogueiros.

“Através de LACNIC Caribbean on the Move estaremos criando consciência sobre as questões fundamentais da Internet bem como também estaremos ouvindo a experiência que nossa comunidade tem para promover o desenvolvimento de uma Internet aberta, segura e estável”, salientou Kevon Swift, oficial das relações externas para o Caribe de LACNIC.

O registro é completamente gratuito e haverá streaming disponível para os participantes à distância não registrados.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments