Anunciam criação do Fórum Técnico de LACNIC

31/10/2017

Anunciam criação do Fórum Técnico de LACNIC

LACNIC anunciou a criação do Fórum Técnico de LACNIC, cuja primeira edição será realizada durante o evento de maio no Panamá. Este novo fórum unificará o trabalho dos fóruns de Segurança (LACSEC), Interconexão (ex NAPLA) e IPv6.

O Fórum Técnico de LACNIC será gerido por um comitê de programa, composto por 8 membros, que selecionará os trabalhos a serem apresentados no evento. No comitê de programa haverá três representantes eleitos pela comunidade, três membros da equipe de LACNIC e dois representantes nomeados por LACNOG.

A unificação faz parte da evolução positiva dos fóruns existentes e vai permitir colocar o foco nos esforços para realizar um grande evento técnico e enriquecer as trocas, disse Carlos Martinez, Gerente de Tecnologia de LACNIC.

Até agora, LACNIC hospedava três fóruns técnicos durante seu evento anual de maio. O Fórum de Segurança moderado por Fernando Gont, o Fórum de Interconexão moderado por Fabián Mejía e o Fórum IPv6 moderado por Azael Fernández Alcántara.

A evolução do modelo vai permitir a unificação dos três fóruns na nova proposta. A realização dos cursos separadamente gerava dificuldades: eram feitas três chamadas para apresentação de trabalhos com diferentes datas e prazos de entrega, e a gestão de agendas, revisões e aprovações tornavam-se pesadas para uma pessoa só (moderador de cada fórum).

Além disso, as questões discutidas e analisadas na atualidade têm uma inter-relação muito maior da que tinham quando foram criados os fóruns independentes, há cerca de 10 anos, disse Martinez.

A unificação vai facilitar a apresentação de trabalhos com uma única chamada, embora as listas de discussão de cada uma das áreas temáticas sejam mantidas separadamente.

O comitê do programa será o encarregado da função administrativa de moderação, mantendo até maio de 2018 aos moderadores atuais como os primeiros três representantes da comunidade nesse órgão. Depois, haverá uma renovação gradativa dos representantes eleitos pela comunidade.

Em relação à intensidade da agenda, o volume de horas será mantido com 15 horas de Fórum Técnico de LACNIC em cada evento de maio. .

Martinez afirmou que com a nova proposta pretende-se ter uma discussão mais rica e uma ampla gama de questões, bem como simplificar os mecanismos de candidatura, unificando canais, prazos e a interação com o programa de bolsas.

 

 

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments