Um prêmio Chequeado

01/10/2013

Um prêmio Chequeado

Chequeado.com, uma iniciativa que trabalha na verificação do discurso público na Argentina, ganhou o prêmio de FRIDA na categoria inovação.

O portal Chequeado.com é um projeto da Fundação La Voz Pública, em funcionamento desde outubro de 2010, que tenta verificar o discurso público do sistema político para melhorar o debate, aproximando e abrindo as informações aos cidadãos como uma forma de fortalecer a democracia.

A iniciativa não tem precedentes na região. Laura Zommer, diretora executiva de Chequeado, afirmou que a proposta abre as fontes jornalísticas para que sejam analisadas por qualquer cidadão e assim possam tirar suas próprias conclusões.

Apontou que o projeto não usa fontes anônimas, mas que todas as fontes utilizadas “são mencionadas e, se possível, também é incluído o link do documento original para que os dados fiquem acessíveis a todos”.

Além disso, Chequeado.com usa não apenas as novas tecnologias, mas também as possibilidades que oferecem a Internet e as redes sociais para atingir as inúmeras pessoas comprometidas, que recebem e compartilham dados para produzir informações de outra forma.

“Em um país em que não há políticas de governo aberto e acesso às informações públicas estendidas, pensa-se o jornalismo desde um ponto aberto e horizontal, onde todos podem fazer contribuições em relação aos seus temas de conhecimento. Nesse sentido, o cidadão é concebido e convidado a ser ator no processo de conferir, adotando uma participação ativa na verificação do discurso”, afirmou Laura.

Chequeado.com tem independência jornalística, resguardada por uma estratégia de financiamento diversificada para não depender de interesses individuais e garantir sua sustentabilidade em longo prazo. Os conteúdos do site não têm nenhuma publicidade ou propaganda que possa alterar a equidade de publicações.

Na procura de aumentar seu impacto e fortalecer seus laços com a região, os promotores do Chequeado.com decidiram participar da convocação do FRIDA 2013.

“Queremos impulsionar mudanças reais na região com o objetivo de melhorar nossas democracias e ampliar a participação cidadã através das oportunidades que oferecem as novas tecnologias. Nesse sentido, a convocação do FRIDA fortalece as democracias regionais através da governança da Internet, contribuindo ao desenvolvimento da sociedade da informação”, salientou a diretora executiva do Chequeado.

O portal tenta quebrar o status quo experimentando novas formas de jornalismo e incorpora à cidadania na criação de publicações coletivas de verificação instantânea para aprofundar e melhorar a qualidade do debate.

Mesmos problemas. Matías Di Santi, jornalista de Chequeado.com que participou do Fórum de Governança da Internet organizado em Córdoba, encontrou o mesmo problema sobre a falta de verificação do discurso público na troca com outras organizações da região. “Houve um acordo geral em que verificar o debate público selecionando frases e declarações que circulam nele, ajuda a gerar cidadãos mais críticos e ativos para que possam reivindicar, justamente, por seus direitos violados”, afirmou Di Santi.

Organizações do Equador, Uruguai e Paraguai mostraram interesse na possibilidade de ajudar a replicar o projeto em seus países. Nesse sentido, Chequeado está animado para compartilhar seu conhecimento.

“A primeira participação de nossa organização nesse evento foi muito proveitosa, pois permitiu-nos internalizar nas principais agendas de governança da Internet discutidas no mundo. Além disso, abriu as portas para compartilhar nosso projeto com as experiências de outros países na América Latina, nos deu a possibilidade de pensar em estratégias conjuntas para fortalecer e melhorar a democracia em outros países da região”,  culminou o jornalista do Chequeado.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments