Premiados no local

01/08/2014

Premiados no local

Todos os vencedores da última edição dos prêmios FRIDA visitaram o projeto de telemedicina na ilha da Tasajera em El Salvador.

Durante sua participação no PREIGF, realizado em San Salvador, representantes das cinco organizações vencedoras acompanharam às delegações do LACNIC, Conexão El Salvador e SV Net à ilha, onde está sendo desenvolvida esta inovadora iniciativa salvadorenha, que já tem recebido distinções do FRIDA.

O momento foi propício para compartilhar experiências e destacar especialmente por que a Internet facilita o desenvolvimento de diferentes comunidades em suas diversas formas. Esse espaço foi muito produtivo porque, por exemplo, os representantes Tiflolivros, uma biblioteca digital para não videntes, aproveitaram para instalar seu programa para cegos nos computadores do posto de saúde da ilha salvadorenha.

Aqueles que viajaram a ilha tinham recebido seus prêmios horas antes, durante uma emotiva cerimônia realizada em San Salvador no PREIGF.

Na categoria “Dispositivos, Infraestrutura e Tecnologias. Aceleração e expansão do acesso” recebeu o prêmio Documento Digital Único em Saúde, uma iniciativa da Caixa Costarriquense de Segurança Social.

Na categoria “Criação e desenvolvimento de capacidades e conteúdos para o Desenvolvimento Humano Sustentável”, o vencedor foi o BRASIL 4D, uma proposta de informações e serviços governamentais através da DTV Pública Interativa para a população de baixa renda, projeto do governo do Brasil. Também nesta categoria foi entregue uma menção a LATIn, uma iniciativa latino-americana de livros de texto abertos, do setor acadêmico.

Na categoria “Internet para a promoção, garantia e exercício dos Direitos Humanos e Liberdades fundamentais”, a proposta vencedora foi Flor de Ceibo, uma iniciativa da Universidade da República do Uruguai.

Na “Internet Móvel para a inclusão social, o crescimento, a participação política e a cidadania ativa”, ganhou Linguoo, um projeto regional de pesquisadores hospedados em uma incubadora da Universidade Blas Pascal, Córdoba Argentina.

Finalmente na categoria “+votado + criativo” resultou vencedor Tiflolibros – Biblioteca digital para não videntes, de Tiflonexos, organização da sociedade civil da Argentina.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments