Lacnog @ Tical

31/08/2016

Lacnog @ Tical

LACNOG é a comunidade de contactos técnicos para redes IP da América Latina e o Caribe. É um espaço efetivo para encorajar o debate entre diferentes redes, desde que sejam capazes de representar adequadamente todas as necessidades e setores envolvidos na Internet. Como outros grupos de operadores de redes, seu valor está na diversidade de experiências de seus diferentes atores.

A organização de eventos LACNOG juntamente com outros eventos visa promover um espaço de conhecimento e colaboração para os técnicos envolvidos em outras comunidades estabelecidas, onde, entre outras coisas, possam compartilhar experiências, trocar conhecimentos, promover iniciativas, compreender as últimas tendências e abordar problemas comuns.

A primeira experiência LACNOG @ Tical será realizada em Buenos Aires com as universidades participantes no TICAL2016. TICAL é a reunião anual dos Diretores de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) de Universidades da América Latina.

Muitas vezes existe o equívoco de que o operador da rede é sinônimo de ISP. Na verdade, as universidades são “operadores de redes”, com vasta experiência em gerenciamento de redes e em implementação de novas tecnologias em seus campus. Como tal, o know-how adquirido nos aspectos operacionais do IPv6, multicast, Wi-Fi, virtualização, centros de dados e outras tecnologias é um valor fundamental que deve ser compartilhado com o resto da comunidade de operadores.

A fim de envolver mais universidades e o mundo acadêmico com  LACNOG, está sendo organizada uma oficina para os operadores de redes universitárias, que se realizará durante o próximo evento Tical em Buenos Aires. TICAL, a Rede de Diretores das TIC das Universidades da América Latina, foi promovida pela RedCLARA. A criação desta comunidade da área das TIC estabeleceu um primeiro espaço de trabalho, que depois se expandiu e consolidou através da organização de conferências Tical anuais a partir de 2011.

Será a primeira experiência de uma reunião organizada por LACNOG conjuntamente com uma comunidade tão importante.

Acreditamos que a partilha de experiências operacionais na reunião de Tical vai trazer valor à comunidade bem estabelecida dos Diretores das TIC e que, por sua vez, sua participação aumentará o escopo e incorporará uma diversidade adicional a LACNOG.

A oficina é organizada conjuntamente com o fórum técnico de RedCLARA, CLARA-TEC. Este fórum está a cargo da Comissão Técnica e seus grupos de trabalho. Os grupos de trabalho técnicos da RedCLARA são liderados por engenheiros das instituições membros, que coordenam a operação desses grupos em oito áreas relevantes a fim de auxiliar às Redes Nacionais de Pesquisa e Educação da América Latina (RNIE) a implantar os aplicativos e novas tecnologias de destaque para o benefício de seus países. CLARA-TEC e seus grupos de trabalho têm apoiado, ampliado e atingido progressos significativos na área da Internet para as instituições de ensino e pesquisa da América Latina.

A participação ativa dos diretores e do pessoal técnico dos diferentes países permitirá discutir o que está acontecendo nas diferentes universidades da região. O formato da oficina irá fomentar discussões práticas, planejamento de projetos e estudos de casos para promover novos projetos. Vai ser tanto um exercício de reflexão para abordar os problemas já conhecidos quanto uma incubadora para novos projetos.

TICAL e LACNOG também irão abrir a possibilidade de estabelecer conexões entre instituições, promovendo assim a criação de relações de colaboração que permitam maximizar as sinergias do grupo.

Na oficina, as universidades irão partilhar as suas experiências na hospedagem de pontos de troca de tráfego, a instalação de redes de distribuição de conteúdo, o apoio às redes comunitárias e a ajuda oferecida aos ecossistemas locais da Internet. Essas interações e lições aprendidas nas diferentes universidades irão resultar em uma maior colaboração, serviços de Internet locais mais eficientes e uma comunidade LACNOG aumentada e melhorada.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments