Internet para o desenvolvimento das comunidades rurais de Cuba

29/09/2017

Internet para o desenvolvimento das comunidades rurais de Cuba

O projeto Harmonia da Universidade de Oriente de Cuba ganhou um dos Prêmios FRIDA 2017 pela sua proposta educativa de elaborar meios didáticos digitais para o desenvolvimento humano local de comunidades rurais na ilha do Caribe.

A iniciativa foi desenvolvida em mais de 20 assentamentos rurais de Cuba a fim de responder aos problemas identificados pela comunidade através da cultura informática.

Gustavo Cervantes, doutor em Ciências Pedagógicas e responsável pelo projeto Harmonia, disse a LACNIC News que esta proposta foi ideada para atender as zonas rurais a fim de favorecer áreas e comunidades pouco beneficiadas através da introdução das TIC e, em particular, da Internet.

Como definiria o projeto Harmonia?

Harmonia é um projeto ideado para desenvolver comunidades de zonas rurais da província de Santiago de Cuba. Este desenvolvimento comunitário é mediado pelas TIC, usando meios audiovisuais, multimídia e outros meios didáticos digitais. São oferecidos conteúdos sócio-educacionais obtidos a partir da participação da população e de professores pesquisadores dessas comunidades, conteúdos derivados dos problemas sociais e educacionais. Este trabalho é desenvolvido a partir do trabalho sócio-educacional da escola como principal centro cultural da comunidade.

O projeto Harmonia teve vários estágios que permitiram a obtenção dos resultados postulados. Os antecedentes provêm da execução de projetos desde o ano 2004 e sua intenção inicial era elevar a cultura geral integral da população usando a Informática Educacional; depois, em 2007, mediante as TIC, nos projetamos para contribuir com o desenvolvimento humano local e, a partir de 2013, nos expandimos para o desenvolvimento local dessas comunidades tão carentes.

Onde é desenvolvida e aplicada essa iniciativa?

A iniciativa foi desenvolvida em mais de 20 localidades rurais do município II Frente da província Santiago de Cuba, as comunidades com maior impacto foram Mangá, Boca de Mícara, Sabanilla, Soledad, Concepción, aeroporto e Los lazos. Essa experiência foi também replicada em mais de 10 localidades do município Palma Soriano da própria província.

Atualmente, esta iniciativa continua sendo implementada em outras localidades do II Frente com a intenção de fazer meios didáticos digitais para disseminar as tradições camponesas, principalmente na agricultura e na elaboração de objetos necessários para o trabalho de subsistência dos habitantes dessas áreas rurais.

Que meios didáticos foram usados para alcançar às comunidades rurais? A comunidade participou da elaboração dos materiais?
Harmonia é um projeto que foi concebido para zonas rurais com o objetivo de favorecer essas zonas que são pouco aproveitadas através da introdução das TIC e, em particular, da Internet.

Foram usados meios didáticos digitais relacionados com a história local, esses produtos são direcionados aos alunos da quinta e sexta série, à preparação do professor e à socialização com os membros da comunidade. Eles consistem na compilação da história da comunidade para ser inserida no processo de ensino-aprendizagem e nas atividades comunitárias programadas pela escola.

Outro tema foi o desenvolvimento educacional. Estes meios didáticos digitais contribuem para enriquecer o conhecimento dos alunos, professores e membros da comunidade. Por outro lado, torna possível desde seu uso em atividades de ensino e extra-ensino a formação profissional em crianças e jovens para o trabalho pedagógico.

Uma grande parte das produções trata sobre as potencialidades sociopolíticas e culturais. Os meios didáticos desenvolvidos abordaram temas sobre educação ambiental, saúde e prevenção, educação familiar para a primeira infância, cultura artística em áreas rurais, museus nas áreas rurais do município e educação em sexualidade.

A população teve um papel fundamental no desenvolvimento desses materiais, já que forneceu a maioria das informações que serviram para definir os conteúdos sócio-educacionais incorporados nos meios elaborados.

Por que decidiram apresentar-se na chamada de FRIDA?

Porque as características da candidatura estavam alinhadas com o que o projeto Harmonia tinha implementado: resultados teóricos e práticos e com impacto social.

Ganhamos reconhecimentos territoriais e prêmios nacionais durante vários anos, o que respaldava o trabalho e os resultados do projeto.

É uma forma de estimular e tornar visível o trabalho realizado pelos pesquisadores com a participação de moradores, gerentes, professores, especialistas em informática educacional e alunos.

Quais são as suas expectativas por participar no IGF?

Estabelecer relações com outros especialistas e pesquisadores que trabalham as TIC em função das comunidades, particularmente das rurais. As possibilidades que oferece o fórum para promover entre os financiadores a replicação do projeto Harmonia em outros países da região. Conhecer outras experiências relacionadas à Governança da Internet em outros países para incorporá-las ao trabalho do projeto.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments