Maior participação feminina nas TIC

31/05/2017

Maior participação feminina nas TIC

LACNIC promove uma maior participação das mulheres nas TIC da América Latina e o Caribe e procura reforçar o papel feminino na comunidade da Internet da região.

Pretende-se atingir maior influência feminina em espaços estratégicos de decisão na comunidade da Internet, apontou Agustina Zamit, especialista em eventos e patrocínios de LACNIC, bem como líder deste projeto no RIR da região.

Hoje, o gênero feminino representa menos de 20% dos palestrantes e oradores nos painéis e eventos sobre Tecnologias da Informação organizados na região, principalmente nos encontros organizados por LACNIC.

“No entanto, sabemos que há muitas mulheres de destaque no mundo das TIC. O que nós queremos é aproximar-nos, conhecê-las melhor como profissionais e promover a sua participação nos eventos”, garantiu Zamit.

Um primeiro passo deste projeto foi retomar e dar maior visibilidade à lista IT Women, onde são geradas trocas de idéias e projetos, além de realizadas reuniões à distância de forma frequente.

De fato, já foram realizados três webinar neste ano, contando com uma participação em cada um deles, de mais de 30 mulheres de diferentes países da região. Trata-se de encontros com uma agenda colaborativa com as questões que elas pretendem fomentar ou projetos nos que LACNIC está trabalhando, detalhou Zamit. Este grupo partilha agendas em comum e muitos assuntos de pesquisa na América Latina.

Como resultado de essa troca, foi realizado um painel acerca da diversidade e inclusão no LACNIC 27.

Os primeiros passos foram bem-sucedidos. já foi dobrado o número de participantes da lista IT Women. “Começamos o ano com 115 assinantes, e hoje já ultrapassamos os 200 participantes, de todo tipo de organizações e setores da região”, concluiu Zamit.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments