Com os clientes da Colômbia

31/05/2017

A área de serviços de LACNIC visitou 26 membros e organizações de Internet da Colômbia para informar de primeira mão sobre a etapa final do esgotamento do IPv4, coletar propostas dos associados sobre a implementação do IPv6 e ouvir sobre suas necessidades e preocupações.

Também o contato com os clientes colombianos procurou maior participação e envolvimento dos associados nas questões comunitárias e nas atividades regulares do Registro Regional da Internet para a América Latina e o Caribe.

A equipe da área de Serviços já tinha visitado em março deste ano a clientes da Guatemala e em abril foi a vez das organizações da Colômbia. Para os próximos meses estão previstas visitas ao México, Peru e Chile.

Alfredo Verderosa, gerente de serviços de LACNIC; Paula Manci, líder de serviços para os membros; e Juan Carlos Alonso, líder de Operações de TI; encabeçaram a delegação de LACNIC nos encontros presenciais na Colômbia onde ouviram os clientes de Cali e Bogotá, bem como partilharam o estado de situação atual da Internet na região como também os planos futuros.

Verderosa avaliou o roteiro como muito positivo, já que puderam agendar visitas com pelo menos um terço de todos os associados ISP (Internet Service Providers) que tem LACNIC na Colômbia. “Todo mundo entendeu a mensagem da fase final do IPv4 e cada um deles, em maior ou menor grau, estão fazendo alguma coisa para a implementação do IPv6, já que têm endereços concedidos por LACNIC,” disse o gerente de serviços de LACNIC. Em cada uma das reuniões ficou claro, para Verderosa, que existe consciência a nível dos associados de que o crescimento da Internet tem que ser feito pelo lado da implementação do IPv6.

Precisamente o tema do estado atual do IPv6 e os planos para a implementação foi dos mais comentados nas reuniões e o assunto sobre o qual LACNIC recebeu a delegação de mais preocupações.

Enquanto isso, Manci salientou o interesse dos associados pelos programas de bolsas de LACNIC para participar dos eventos e das capacitações. Também houve bastante interesse na forma em como participar no desenvolvimento das políticas de LACNIC que são definidas pela comunidade.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments