Conheça os projetos pré-selecionados de FRIDA 2017

31/07/2017

Conheça os projetos pré-selecionados de FRIDA 2017

Neste ano, projetos digitais de 23 países da região se apresentaram à chamada do Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA). Ao todo, foram candidatadas 312 iniciativas que visam enfrentar os desafios socioeconômicos mediante o uso de tecnologias e promover o desenvolvimento da Internet na região: 149 projetos na categoria Prêmios FRIDA e 163 em Subsídios FRIDA. A Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e México, lideraram a lista de países com maior número de nomeações.

Depois da avaliação de todas as iniciativas por parte do júri do programa, foram comunicados os projetos pré-selecionados que irão concorrer na instância final (http://programafrida.net/pt-br/archivos/2156). Os projetos vencedores serão anunciados na quarta-feira 30 de agosto no site e redes sociais de FRIDA. .

Prêmios FRIDA. Para os Prêmios FRIDA foram pré-selecionadas 25 iniciativas relacionadas com diferentes questões como o uso das TIC no ensino, direitos digitais, tecnologias para a construção e memória cultural, projetos sobre economia solidária, projetos sobre acessibilidade, Internet das Coisas com fins sociais, entre outras.

Entre os finalistas para os Prêmios FRIDA, há 12 iniciativas que concorrem especificamente pelo Prêmio de Mulheres na Tecnologia, uma categoria nova oferecida pelo programa. As iniciativas finalistas incluem projetos de empoderamento de mulheres através da formação e trabalho em tecnologia, da proteção dos direitos digitais das mulheres, bem como diferentes plataformas on-line para apoiar a mobilização social das mulheres, a luta contra a violência de gênero e a divulgação de exemplos de liderança feminina.

Subsídios de US$ 20 mil. Doze candidatos foram pré-selecionados para o subsídio que será entregue neste ano na categoria mais técnica do programa: a Inovação para o Desenvolvimento da Internet. Entre os finalistas há projetos relacionados à Internet das coisas para a agricultura, disseminação do IPv6 através da reciclagem de hardware, fortalecimento da participação em processos de governança da Internet, redes comunitárias, redes de alerta precoce, entre outras propostas.

Desde 2004, FRIDA já tem distribuído mais de US$ 1.67 milhões de dólares entre mais de 120 iniciativas e projetos inovadores de 18 países da região, contribuindo a impulsionar o desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments