Trinidad e Tobago organiza seu primeiro Fórum de Governança da Internet

24/02/2017

PORTO DE ESPANHA, Trinidad e Tobago⎼ O calendário global do Fórum de Governança da Internet começou 2017 em grande estilo, sendo Trinidad e Tobago o menor país das Américas em convocar um Fórum de Governança da Internet. O primeiro Fórum de Governança da Internet de Trinidad e Tobago (TTIGF) foi realizado em 26 de janeiro de 2017 em Porto de Espanha, Trinidad e Tobago, coincidindo com o lançamento oficial do Grupo Assessor Multiparticipativo de Trinidad e Tobago (TTMAG) que irá abordar a temática dos ccTLD e as políticas da Internet nesse país.

Trinidad e Tobago é reconhecida como uma das comunidades do Caribe mais participativa nas questões da governança a nível global, por isso o TTIGF é um acontecimento que há tempo está se organizando. Com o apoio e os bons votos de outros atores da área das TIC, entre eles a Secção de Trinidad e Tobago do IEEE, e o Capítulo de Trinidad e Tobago da Internet Society, o TTMAG organizou um breve fórum que incluiu um painel intitulado “O papel da Internet e a economia digital no desenvolvimento sustentável de Trinidad e Tobago” e uma sessão de microfone aberto.

Cerca de cinquenta pessoas de diversos setores estiveram presentes no evento, incluindo representantes de diferentes organismos públicos como o regulador das telecomunicações e as agências de segurança, inovadores e empresários, bem como estudantes do Departamento de Engenharia da Universidade das Índias Ocidentais (UWI). A intensa promoção através da mídia social antes e durante o Fórum facilitou a participação à distância de muitas pessoas interessadas em ver como este espaço de discussão se desenrolava no âmbito de Trinidad e Tobago.

Na primeira sessao participaram painelistas da UWI, TTNIC (Trinidad and Tobago Network Information Centre), TTIX (o ponto de troca de tráfego de Trinidad e Tobago) e a TATT (a Autoridade das Telecomunicações de Trinidad e Tobago). Além disso, vários profissionais das TIC e representantes de organizações regionais da Internet ofereceram suas contribuições através do microfone aberto. Em seus dois formatos, as sessões geraram um diálogo significativo sobre as prioridades locais, entre elas: os meios de pagamento eletrônico, as políticas e legislações sobre as TIC, a segurança informática e a proteção da infraestrutura crítica de informação (CIIP), e a alta disponibilidade.

Em resposta a uma pergunta sobre o estado da governança e o alcance da colaboração com o TTIGF, Sanjay Bahadoorsingh, presidente do TTMAG, disse que “Desde que este é o evento inaugural, esperamos que muitas outras partes interessadas se irão juntando a nós e participarão de eventos futuros”. Bernadette Lewis, Secretária Geral da União das Telecomunicações do Caribe (CTU) e Coordenadora do Fórum de Governança da Internet do Caribe (CIGF), elogiou os esforços do TTMAG como um passo que servirá para conduzir melhor a discussão e a implementação de políticas regionais da Internet.

Kevon Swift, Líder das Relações Estratégicas e Integração de LACNIC, parabenizou os organizadores pelo sucesso do Fórum. Também aproveitou a oportunidade para fazer um anúncio preliminar sobre a nova iniciativa de LACNIC para apoiar a realização de Fóruns de Governança da Internet nacionais, e ao mesmo tempo fortalecer a participação das partes interessadas menos visíveis no LACIGF.

Estabelecido como um evento anual recorrente, Bahadoorsingh anunciou que o segundo TTIGF terá lugar durante o primeiro trimestre de 2018.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments