Resultados imediatos no IPv6

30/08/2017

Resultados imediatos no IPv6

À medida que cresce o número de usuários finais do IPv6 na América Latina e o Caribe, aumenta o número de profissionais da região capacitados por LACNIC para atender a crescente demanda de organizações em implementar este protocolo da Internet.

Nos primeiros oito meses deste ano, o Centro de Formação de LACNIC ministrou oficinas presenciais na Venezuela, Brasil, Chile, Peru, Costa Rica e Colômbia; e realizou 5 webinars para todos os países da região, além de concretizar seis edições dos cursos básica, avançado e BGP no seu Campus on-line.

Somente através de suas capacitações presenciais e oficinas webinar, cerca de 975 especialistas em tecnologias da informação (TIC) de organizações públicas e privadas da América Latina e o Caribe receberam instrução profissional sobre o IPv6.

Em todas as oficinas presenciais é ministrado um curso teórico por parte de técnicos de LACNIC seguido de uma parte prática sobre o IPv6. “Estamos capacitando profissionais para ajudar à implementação do IPv6 na região. Faz parte da nossa missão a construção de capacidades na comunidade regional através da formação”, afirmou Laura Kaplan, Gerente de Desenvolvimento e Cooperação.

Resultado imediato. Muitos dos participantes dos cursos aplicam imediatamente seus novos conhecimentos nas suas organizações. É o caso de Marcel Rodriguez de CIX Broadband Venezuela. Marcel participou do curso do IPv6 no início deste ano em Caracas (Venezuela) e “graças a estas instruções, a CIX alcançou a implementação do protocolo em sua rede, navegando principalmente por IPv6 nativo”, segundo contou Rodriguez.

Nesse momento, 55% dos assinantes da CIX recebem endereços IPv6 e seu escritório está navegando no IPv6 nativo, além disso, seus servidores DNS e servidores de conteúdo lidam com IPv6.

No Campus. Enquanto isso, o Campus de LACNIC planejou para este ano seis edições do curso IPv6 básico, quatro edições do curso IPv6 Avançado e duas edições do curso Fundamentos do BGP e introdução a RPKI.

Até hoje, foram ministrados três cursos básicos com uma participação de 1184 pessoas.

Por sua vez, para a primeira edição do curso IPv6 Avançado se inscreveram 158 pessoas. Nestes momentos está acontecendo a segunda edição e ainda estão pendentes a terceira e quarta edição.

Finalmente, no primeiro curso Fundamentos do BGP e introdução a RPKI foram registradas 122 pessoas, esperando um maior número de interessados para a segunda edição a ser realizada antes do final do ano.

Por mais informações, entre em contato com training@lacnic.net.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments