Primeira oficina de AMPARO no Haiti

27/04/2017

Primeira oficina de AMPARO no Haiti

O Haiti recebeu a primeira oficina básica de segurança informática realizada neste ano pelo projeto AMPARO de LACNIC. Na oficina, cerca de 30 profissionais haitianos receberam instrução básica sobre segurança informática e a criação de centros de resposta a incidentes na Internet, sendo esta a primeira experiência deste tipo na ilha do Caribe.

Conjuntamente com a Transversal, uma organização de serviços de engenharia e no marco do projeto Papyrus – Konbit, LACNIC organizou esta oficina de AMPARO no Porto Príncipe para fortalecer a capacidade de reação dos profissionais haitianos nas questões relacionadas com a gestão de riscos informáticos.

A oficina durou dois dias e contou com a participação de profissionais informáticos de organizações públicas e privadas, universidades, empresas e ONG, recebendo diretrizes para a formação de um Centro de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CSIRT) e para o gerenciamento de informações sensíveis.

Graciela Martínez, responsável do Warning Advice and Reporting (WARP) de LACNIC e uma das promotoras de AMPARO, contou que a iniciativa foi desenvolvida no marco de um projeto que busca gerar competências na sociedade civil haitiana.

“Nossa contribuição foi tentar aumentar a conscientização sobre os incidentes em segurança de computadores que possam surgir e mostrar aos colegas haitianos da existência de centros de resposta, de como eles podem colaborar com as organizações para se recuperar de forma mais eficaz perante um possível ataque informático, e de que os CSIRT requerem ter pessoas formadas e treinadas”, afirmou Martinez.

A responsável do WARP salientou a boa disposição dos haitianos para aprender e seu rápido envolvimento com os conhecimentos que estavam adquirindo.

AGORA SURINAME A segunda oficina de AMPARO do ano será realizada em Suriname de 3 a 7 de julho durante o chamado Caribbean Cybersecurity e Cyberdrill – Suriname (confira detalhes em http://www.itu.int/en/ITU-D/Regional-Presence/Americas/Pages/EVENTS/2017/20287.aspx)

O projeto AMPARO, uma iniciativa que LACNIC impulsiona desde 2009, estimula a adoção de práticas de segurança informática, como são os Centros de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CSIRT, por sua sigla em inglês). O projeto faz parte dos serviços que LACNIC WARP oferece a seus associados e a comunidade toda.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments