Doutor IPv6: consulta a toda hora

22/09/2016

Doutor IPv6: consulta a toda hora

LACNIC lançou o Doutor IPv6, um mecanismo onde qualquer membro da comunidade pode fazer uma consulta técnica por e-mail sobre o Protocolo Versão 6 da Internet e receber uma resposta em formato podcast.

Alejandro Acosta, coordenador de I+D de LACNIC, garante que o Doutor IPv6 é um programa inovador de LACNIC que tenta ajudar a impulsionar o IPv6 na região.

O mecanismo é simples. A partir da comunidade chegam a uma caixa de correio (dr.ipv6@lacnic.net) as perguntas relacionadas com o IPv6, depois, um moderador tenta encontrar a pessoa ideal para responder a essa pergunta e o especialista mais adequado para essa consulta, responde .

“Isso ocorre porque o IPv6 é um mundo vasto e nem todos sabem tudo. Uma pessoa que sabe muito sobre o IPv6 em DNS talvez não é um especialista do IPv6 em roteamento”, esclarece Acosta.

Uma vez que o moderador localiza a pessoa certa para responder à pergunta e o especialista envie a sua resposta, a mesma é colocada no Portal IPv6 de LACNIC: http://portalipv6.lacnic.net/pt-br/dripv6pt/

As perguntas são recebidas em inglês, espanhol e português. A única coisa que LACNIC exige é que seja relacionada com o IPv6. Até agora foram recebidas 11 perguntas que vão desde o básico até questões relacionadas no BGP e segurança, considerados de dificuldade médio-alta.

Dr. IPv6 nasceu de longas horas no tráfego das grandes cidades da América Latina e o Caribe. “Como é isso? O tráfego é um lugar perfeito para ouvir algo produtivo, logicamente música, talvez um áudio livro e, obviamente, um podcast. Assim surgiu a ideia de criar o Dr. IPv6”, lembra Acosta.

A comunidade está muito envolvida neste projeto. De fato, nove das onze perguntas foram respondidas por membros técnicos da comunidade: Jordi Palet, Fernando Gont, Guillermo Cicileo, Jorge Villa, Gui Iribarren, Ariel Weher, Gregorio Manzano, Ricardo Pelaez Negro e Alejandro Acosta.

Doutor IPv6 é uma iniciativa de LACNIC que busca criar mais conteúdo sobre o IPv6 na Internet, oferecer um mecanismo diferente para consultas e perguntas e por cima de tudo, reduzir as desculpas da não-implementação do IPv6.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments