Candidatos eleitos para a Diretoria de LACNIC

25/11/2016

Candidatos eleitos para a Diretoria de LACNIC

Completou-se o processo de eleição de duas posições para integrar a Diretoria de LACNIC entre os candidatos mais votados entre os seis que se apresentaram para ocupar as vagas geradas a partir de 31 de dezembro deste ano.

Os sócios de LACNIC decidiram renovar a confiança que tem em Wardner Maia (Brasil) e Javier Salazar (México) ao serem reeleitos em suas posições até o dia 31 de dezembro de 2019. No total foram apurados 1.942 votos da comunidade de LACNIC.

Maia, atual presidente da Diretoria de LACNIC, recebeu 42% dos votos, entanto que Salazar recebeu o apoio de 18% dos participantes nas eleições. Também foram candidatados os senhores Nicolás Antoniello do Uruguai (16% de apoio), Clovis Antônio Cecconello do Brasil (11%) e Glauber Derlland da Silva do Brasil (10%).

Os novos desafios. Maia conhece LACNIC desde os começos do RIR e faz parte da Diretoria desde 2011. No blog em que os candidatos compartilharam suas ideias com a comunidade, Maia salientou que ao longo desses últimos anos, LACNIC fez grandes avanços, entre os quais destacou o aumento significativo na adoção do IPv6 na região e o papel influente da organização no processo de transição da custódia da IANA.

O presidente atual do RIR da América Latina e o Caribe salientou o papel de LACNIC nestes 14 anos de vida já que para ele tem sido “um importante ator no desenvolvimento da Internet na região, liderando iniciativas para o fortalecimento da rede de forma segura, estável, aberta e democrática”.

Como principais desafios para os próximos anos ele listou “a luta conhecida para a adoção do IPv6 (…); as mudanças significativas na governança da Internet com a transição da custódia da IANA (onde a comunidade global e os RIR vão ter um papel muito mais importante); enfrentar o crescente interesse dos governos por controlar a Internet (manchando sua essência) e o interesse dos operadores para mudar conceitos básicos sobre os quais a rede foi consolidada, como a neutralidade”.

Javier Salazar, por sua vez, já tem 11 anos na Diretoria de LACNIC. Ele considera que a organização tem se posicionado como o mais importante ator no desenvolvimento da Internet na região “além do seu papel principal como Registro” servindo de catalisador para muitos esforços.

Para potencializar esse papel no futuro, LACNIC deve “fortalecer internamente a organização em questões de processos, transparência, sustentabilidade em longo prazo, disciplina na execução, etc. Foi feito um trabalho ótimo e foram atingidos progressos significativos em todas as áreas, mas devemos continuar com esses esforços”.

A diretoria. Com esta decisão da comunidade, a Diretoria de LACNIC é integrada da seguinte forma a partir de janeiro do próximo ano.

Nome Posição País de residência Finaliza mandato
Wardner Maia Presidente Brasil Dezembro de 2019
Oscar Messano Vice-presidente Argentina Dezembro de 2017
Hartmut Glaser Tesoureiro Brasil Dezembro de 2018
Alejandro Guzmán Segundo Tesoureiro Colômbia Dezembro de 2018
Javier Salazar Secretário México Dezembro de 2019
Gabriel Adonaylo Segundo Secretário Argentina Dezembro de 2017
Rafael Ibarra Vocal El Salvador Dezembro de 2018
Oscar Robles Garay Diretor Executivo Uruguai *
Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments