Nova etapa de Ayitic: treina instrutores no Haiti

29/07/2016

Nova etapa de Ayitic: treina instrutores no Haiti

O projeto Ayitic “Internet para o Desenvolvimento”, uma proposta para o fortalecimento das capacidades digitais do Haiti, lança sua terceira edição com mudanças significativas que procuram reforçar o seu impacto e potencializar o seu escopo nos pouco mais de 27 mil quilômetros quadrados da ilha caribenha, um dos países mais vulneráveis da América Latina e o Caribe.

O programa visa criar condições para tornar a Internet uma ferramenta eficaz para a inclusão social e o desenvolvimento econômico do Haiti. Este ano, ele irá apontar para a formação de instrutores na área das tecnologias de informação e comunicação, de modo que eles possam transmitir conhecimentos com outros colegas e profissionais em formação, apostando assim no efeito de transbordamento e aumentando o alcance de Ayitic no território.

Nesta nova edição, Ayitic –uma iniciativa do Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe— incorpora sócios locais para cumprir com seu plano no Haiti: Canado Technique (http://canadotechnique.org), a Escola Superior de Infotrônica do Haiti (http://www.esih.edu) e Transversal (http://www.transversal.ht).

O Haiti tem uma das menores penetrações da Internet da América Latina e o Caribe: apenas 12% de seus 10 milhões de habitantes têm acesso à rede, segundo as estatísticas da Internet World Stats.

Em seus primeiros dois anos de operação, Ayiti reforçou as capacidades técnicas de mais de 200 profissionais e estudantes haitianos da área das TIC.

“Promover o desenvolvimento da Internet na região está no DNA de LACNIC e, especialmente, onde há um menor grau de inserção, como o Haiti. A ideia é acompanhar à comunidade técnica deste país para que fiquem mais bem preparados para os desafios de alcançar um maior crescimento e alcance da Internet, com todos os benefícios sociais e econômicos que isso implica. O caso do Haiti é particularmente sensível porque tem uma necessidade mais forte”, disse Carolina Caeiro, coordenadora de projetos de LACNIC e responsável de AYITIC.

Os cursos 2016. Neste ano serão desenvolvidas duas atividades de Ayitic de 22 a 27 de agosto nas instalações de Canado Tecniquela Escola de Infotrônica de Porto Príncipe. Uma oficina sobre implementação do IPv6 ministrada por Alejandro Acosta, instrutor de LACNIC, e Patrick Junior Marcellus, um especialista local; e um Makers Lab focado na impressão 3D e no desenvolvimento de protótipos ministrado pelo engenheiro Giovanni Michele Toglia. Os conteúdos das oficinas foram supervisionados por Edmundo Vitale, impulsor das oficinas WALC.

Dos dois cursos vão participar técnicos e profissionais de universidades e centros de ensino. Os participantes selecionados e as instituições que os tiverem designado deverão comprometer-se a replicar os materiais ministrados em pelo menos duas instâncias de sua própria formação. Com o novo foco na formação de formadores, o programa vai procurar capacitá-los para que possam replicar o conhecimento através de espaços de educação e formação tanto formais quanto informais.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments