Mudar as regras é mais fácil do que se pensava

29/07/2015

Mudar as regras é mais fácil do que se pensava

As políticas da Internet que regem na área de LACNIC são propostas e fixadas pela comunidade, portanto mudá-las também faz parte de seus membros. E a operação para alterar qualquer regra, com o consenso prévio da comunidade, é muito simples.

Um caso recente de sucesso na mudança de uma política de LACNIC foi estrelado por Jorge Lam, da organização Level 3. Ele fez uma movida para propor uma mudança nos requisitos para a designação do ASN.

“Durante o trabalho, várias vezes recebi comentários de colegas e clientes que me diziam que o seu pedido de um ASN tinha sido negado, apesar de o seu pedido ser válido, segundo meu parecer. A falta de um ASN muitas vezes tornava soluções simples em complicadas”, contou LAM a LACNIC News.

A partir desses comentários, Lam propôs mudanças na política de designação do ASN e após um breve processo conseguiu que “seja mais clara e ampla em seu alcance, beneficiando a muitas organizações com necessidade de um ASN”.

Lam apontou que para ele o processo resultou simples e mais fácil do pensado. “Inclusive eu tive a sorte de que no momento em que apresentei a proposta, LACNIC implementou uma ferramenta para ser discutida através de uma conferência telefônica, facilitando ainda mais o entendimento das diferentes opções resultando em uma melhoria da proposta”, acrescentou LAM.

O encarregado do desenho e crescimento da rede IP na América Latina de Level 3 disse que promover uma mudança de política foi uma grande experiência. “Eu senti que aportei meu grão de areia para a comunidade”, afirmou.

Vale a pena. Lam entusiasmou os membros da comunidade de LACNIC a apresentarem propostas de mudança. “Talvez pensem -disse- que sua proposta não vale a pena por diferentes motivos, mas devem saber que qualquer mudança que resulte em uma melhoria das políticas em vigor irá valer a pena por menor que seja. Durante o processo vão encontrar opiniões a favor e outras em contra, mas todas são realizadas com o objetivo de melhorar a proposta, além de que sempre vão contar com o apoio da comunidade toda”, finalizou.

Todas as propostas de mudanças são apresentadas e discutidas em uma lista de correio de políticas antes de serem apresentadas nos Fóruns em que será consenso e depois sua aprovação.

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments