LACNIC em 2014

22/12/2014

LACNIC em 2014

IPv6 Tour

Desde fevereiro LACNIC organizou uma série de visitas e reuniões com autoridades e empresários de diferentes países da América Latina e o Caribe. O objetivo era informar sobre o esgotamento do estoque regional de endereços IPv4 e as mudanças tecnológicas que devem ser implementadas com IPv6 para permitir o normal desenvolvimento da Internet.
http://www.lacnic.net/web/anuncios/2014-visitas-informativas-colombia

Esgotamento do IPv4

Em maio, a região entrou na fase de esgotamento de  seus endereços IPv4 ao ficar apenas 8.3 milhões de endereços disponíveis dessa tecnologia. Esse fato desencadeou uma política global da IANA, a organização que supervisiona a designação de números IP a nível global, em concordância com os cinco Registros Regionais da Internet.
http://www.lacnic.net/web/anuncios/2014-no-hay-mas-direcciones-ipv4-en-lac

“Momento histórico”

Já em junho começaram a reger políticas mais restritivas para a entrega de recursos uma vez que ficou oficialmente esgotado o estoque endereços IPv4 (4.194.302 endereços). O então CEO de LACNIC, Raúl Echeberría, considerou o evento como um “momento histórico”.

Prêmios + FRIDA

Cinco iniciativas que têm contribuído no último ano ao desenvolvimento da Sociedade da Informação na América Latina e o Caribe foram distinguidas com os Prêmios + FRIDA de LACNIC.
http://www.lacnic.net/web/anuncios/2014-frida-5-iniciativas-premiadas

Escalamentos

Quatro projetos TIC da região foram os vencedores dos prêmios “Escalamentos” FRIDA 2014 e receberam fundos de até U$S 14.000 cada um.

Inclusão digital

FRIDA também outorgou em 2014 subsídios a seis projetos de pesquisa apresentados à chamada 2014 dessa iniciativa que promove a inclusão digital na região. Os vencedores receberam fundos totais por U$S 120 mil.
http://www.lacnic.net/web/anuncios/2014-frida-grants

Haiti em andamento

Em seu segundo ano de funcionamento, Ayitic fortaleceu as capacidades técnicas de mais de 200 profissionais e estudantes haitianos na área das tecnologias da informação e comunicação. Ayitic “Internet para o Desenvolvimento” é um projeto de LACNIC realizado com o apoio da Internet Society, Google, a Organização Internacional Francófona, ICANN e NSRC.
http://www.ayitic.net/es/index.html#sobreAyitic

LACIGF: um modelo a seguir

Mais de 150 representantes de 21 países da América Latina e o Caribe participaram da sétima Reunião Regional Preparatória para o Fórum de Governança da Internet (lacIGF) realizada neste ano em El Salvador.
http://www.lacigf.org/sp/lacigf7/index.html

Os 365 dias

No Dia Mundial da Internet, LACNIC salientou o desenvolvimento sustentado e constante das Tecnologias da Informação e Comunicação na região, onde moram mais de 10% dos usuários da Internet do mundo todo, e reafirmou seu compromisso de trabalho por uma Internet estável, segura, aberta e participativa.

Banda larga

Durante o encontro da JIAP 2014, um dos maiores eventos de tecnologia no Uruguai, Oscar Messano, presidente de LACNIC, falou sobre o desafio entre a rentabilidade e o desenvolvimento da conectividade para garantir o acesso à banda larga.
http://www.lacnic.net/web/anuncios/2014-jiap

Montevideo Valley

LACNIC foi o anfitrião de Montevideo Valley, uma iniciativa que visa movimentar à comunidade de empreendedores e profissionais vinculados com as tecnologias da informação (IT) no Uruguai.

Prêmio Trayetória

O engenheiro italiano Ermanno Pietrosemoli recebeu o prêmio Trajetória 2014. Desde 2009 LACNIC distingue àquelas pessoas que têm contribuído de forma constante ao longo do tempo com o desenvolvimento permanente da Internet e a Sociedade da Informação na região da América Latina e o Caribe.
http://www.lacnic.net/web/trayectoria/inicio

Deixou uma trilha

Em 30 de junho, o CEO de LACNIC, Raúl Echeberría, deixou a sua posição em LACNIC após 12 anos no  cargo. Echeberría fez parte do grupo inicial que começou trabalhar na criação de LACNIC em 1998, e se juntou formalmente à Diretoria interina de LACNIC em julho de 2000, tendo presidido a mesma até novembro de 2002. Depois ocupou o cargo de CEO.
http://www.lacnic.net/web/anuncios/2014-ceo-lacnic

 

De México para o Chile

Cancun em maio e Santiago de Chile em outubro receberam em 2014 à comunidade de LACNIC para discutir as questões mais importantes da Internet na região. Em ambas vezes participaram mais de 400 especialistas e profissionais de organizações, empresas, governos e universidades da América Latina e o Caribe.
http://www.lacnic.net/web/anuncios/2014-santiago-de-chile-acogera-evento

Pode ser dado mais

A comunidade de LACNIC e principalmente seus associados encontram-se muito satisfeitos com o trabalho e os serviços da organização responsável pela administração dor recursos da Internet da América Latina e o Caribe, segundo um trabalho de pesquisa realizado por Merco Plus Latin América.
http://www.lacnic.net/web/lacnic/2014-encuesta-de-satisfaccion-de-clientes

A nova Internet

A cúpula NetMundial, realizada no Brasil com uma participação de destaque de LACNIC, exigiu uma gestão multilateral da Internet em um passo para reduzir a hegemonia dos EUA sobre a rede.
http://www.lacnic.net/web/anuncios/2014-i-post-netmundial-meeting-statement

Novas funções

Depois de um longo processo de consulta, a comunidade da Internet da América Latina e o Caribe conclui uma discussão proveitosa com aportes e contribuições para o novo papel da supervisão das funções da IANA na gestão dos recursos de numeração da Internet.
http://www.lacnic.net/web/transicion/inicio

Resposta a incidentes

LACNIC implementou um Centro coordenador de respostas a incidentes em segurança informática para os membros de sua comunidade. Será uma equipe coordenadora e facilitadora de gestão de incidentes para que os membros da comunidade da região possam gerir seus problemas de segurança informática e possam ter acesso às informações confidenciais sobre as ameaças latentes na América Latina e o Caribe.
http://www.lacnic.net/web/warp/inicio

Entre os melhores

Por terceiro ano consecutivo LACNIC volta a estar entre los melhores locais para trabalhar do ranking elaborado por Great Place to Work na categoria de até 150 empregados.
http://www.lacnic.net/web/anuncios/2014-gptw

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments