Ajudas para desenvolver políticas

01/02/2016

Ajudas para desenvolver políticas

LACNIC criou novos instrumentos para incentivar a participação de membros da comunidade regional no desenvolvimento e modificação das políticas implementadas na América Latina e o Caribe.

Entre as iniciativas impulsionadas no último ano para tentar atingir uma maior colaboração da comunidade, destacam-se os tutores de políticas e a lista de melhorias.

As propostas da comunidade são parte fundamental do serviço de LACNIC porque é através deste processo que a criação e modificação das políticas existentes são validadas.

Com os Tutores de políticas procura-se ajudar os novos autores a apresentarem uma proposta. “Os novos autores, como nunca redigiram uma proposta, poderiam precisar de ajuda. Desta forma, é oferecida a ajuda de um tutor para todos aqueles interessados”, explicou Gianina Pensky, oficial de políticas de LACNIC.
Esses tutores são, em geral, pessoas com experiência na participação do Processo de Desenvolvimento de Políticas que podem ajudar os novos autores. Em 2015 houve dois casos: Nicolás Antoniello atuou como tutor da proposta “ativar 2.3.2.18 quando for recebido um pedido justificado de mais de um /22 que não possa ser satisfeito por uma alocação de quaisquer reservas de endereços do LACNIC” e Juan Peirano que, como tutor, apoiou o processo da proposta “transferências entre diferentes RIR”.

Outra ferramenta criada para promover uma resposta mais ativa da comunidade sobre temas específicos foi a Lista de melhorias de políticas (http://www.lacnic.net/web/lacnic/lista-de-mejoras-politicas).

A ideia, disse Pensky, é gerar sinergia entre a comunidade para a criação de novas políticas entre pessoas que publicam “melhorias” e outros que, lendo essas “melhorias”, encontram uma solução para apresentar como proposta de política.

A lista atual de melhorias inclui editar o Manual de Políticas para corrigir políticas não aplicáveis, definir no Manual as transferências de ASN e de blocos IPv6, eliminar o requisito multihomed para usuários finais, reservar espaço IPv4 para infraestrutura crítica e reduzir o período de últimos comentários.

Assine à lista de políticas e fique atualizado com todas as novidades sobre o desenvolvimento de políticas na região: https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/politicas

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments