Inovador laboratório para treinamentos em IPv6

14/12/2011

Inovador laboratório para treinamentos em  IPv6

O LACNIC instalou em Montevidéu equipamento especial para treinar técnicos de toda a região no novo protocolo da Internet

Em um novo esforço por expandir na região o uso do novo protocolo da Internet, o LACNIC instalou nos seus escritórios, um laboratório de treinamento em IPv6 do projeto 6DEPLOY-2, com equipamento doado pela Cisco Systems como parte dos acordos de cooperação desse projeto, patrocinado pela Comissão Européia.

O laboratório tem seis roteadores Cisco 1900 que podem ser acessados de forma remota via IPv4 ou IPv6, seu uso é livre tanto para as oficinas a ser organizadas no âmbito da 6DEPLOY, quanto para qualquer outro candidato que satisfaça as exigências, sempre que faça a reserva através do sistema web 6DEPLOY (www.6deploy.eu).

O laboratório já tem sido usado nos últimos dois meses do ano e está previsto organizar várias oficinas presenciais e virtuais para 2012. Assim mesmo, o LACNIC procura organizações que queiram ministrar oficinas locais de IPv6. Do mesmo modo que as ministradas pela equipe do LACNIC, essas oficinas locais também vão ter acesso ao laboratório de treinamento.

Arturo Servín, gerente técnico do LACNIC, considera que tanto o projeto 6DEPLOY quanto esse novo laboratório de treinamento são de “grande importância para nossa região porque nos permite continuar com nosso trabalho de treinamento em IPv6”. Para Arturo, realizar essas oficinas para promover a implementação do novo protocolo perante o esgotamento do espaço de endereços IPv4 é fundamental.

Além do laboratório em Montevidéu, o projeto 6DEPLOY-2 tem instalado outro laboratório na Colômbia e está por finalizar a instalação de um na Argentina e outro na República Dominicana.

Perguntas Freqüentes

Posso usar o laboratório para provas de IPv6?

Sim,  o laboratório é para treinamento e testes IPv6 de toda a comunidade,
de qualquer lugar do mundo, mediante solicitação e aprovação prévia
através da página 6DDEPLOY.

Como posso usar o laboratório para praticar o IPv6?

Para usar o laboratório e necessário ter recebido a aprovação e satisfazer os requisitos indicados no site 6DEPLOY.

Estou numa oficina de IPv6 organizada pelo LACNIC. Como entro no laboratório?

Na mesma oficina, os instrutores vão proporcionar aos estudantes os dados necessários como IPs, portos, usuários, etc. para entrar ao laboratório.

Que preciso para organizar uma oficina de IPv6?

Para organizar uma oficina, é necessário que a organização anfitriã (host) se comprometa a permitir a participação à oficina a todo o público, ter um programa do curso e ter instrutores que tenham sido aprovados pelo 6DEPLOY e LACNIC.

Além do laboratório, que outro tipo de ajuda proporciona o LACNIC para a organização da oficina na minha comunidade?

LACNIC proporciona o material de treinamento (apresentações em PDF) em diversos assuntos como endereçamento IPv6, Segurança, Mecanismos de Transição e roteamento, entre outros. Além disso, a equipe técnica do LACNIC pode fornecer guia e assessoramento para o desenho do programa do curso.

Posso usar o mesmo programa que usa o 6DEPLOY e LACNIC em seus treinamentos?

Sim. Se os instrutores tiverem todos os conhecimentos do programa dos cursos ministrados pela 6DEPLOY e LACNIC, poderá ser usado o mesmo programa.

Posso adaptar o programa às necessidades de minha comunidade?

Sim. Se a solicitação for focar-se em uma questão como segurança ou roteamento, é possível adaptar o programa e o material para o objetivo específico do curso.

Subscribe
Notify of

66 Comments
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments